Mais de 70 mil pessoas passaram pelo ABRH na Praça 2014

0
510

No dia 7 de outubro, e pelo oitavo ano consecutivo, profissionais da área de recursos humanos de Norte a Sul do país foram às ruas para atender gratuitamente a população em geral. Neste ano, catorze seccionais da associação promoveram o ABRH na Praça, que é realizado em espaços públicos de fácil acesso, por onde circulou um número estimado em 74 mil pessoas.

No evento, são disponibilizadas informações e orientações em tendas temáticas, cada qual com uma atividade específica, como palestras e consultoria sobre mercado de trabalho, carreira, aconselhamento profissional, empreendedorismo, qualidade de vida e saúde, além de captação de currículos e apresentações culturais, entre outras iniciativas.

Trabalho e renda
A força motriz do ABRH na Praça está na parceria com profissionais, empresas e instituições públicas e privadas. Para realizar a principal iniciativa de responsabilidade social da associação, foram mobilizados cerca de 1.150 voluntários em torno do tema Trabalho e renda agora! E ao fazerem o balanço do evento, todas as seccionais destacaram o comprometimento e o empenho desses parceiros, além do amplo apoio da imprensa.

Criado em 2005 pela ABRH-RJ, então presidida por Leyla Nascimento, atual presidente da ABRH-Nacional, o ABRH na Praça passou a integrar o calendário nacional em 2007. “É muito bom ver um projeto de grande alcance social realizado pela ABRH-RJ ser estendido às principais cidades do nosso país. Ofereceremos ao público o que há de melhor em orientações e serviços na área de RH. Será uma grande legião de instituições e executivos voluntários, disponibilizando o seu tempo por esta causa”, disse Leyla naquela época.

A ABRH-RJ levou como novidades uma tenda de cadastramento de voluntariado para os Jogos Olímpicos e um espaço dedicado ao jovem aprendiz e estagiário. No Largo da Carioca, das 8 às 17 horas, foram registradas 400 carteiras de trabalho emitidas, o cadastramento de 5,7 mil currículos de profissionais e estagiários e 600 jovens aprendizes inscritos. A estimativa é de que cerca de 35 mil pessoas passaram pelo local. “É uma oportunidade única poder oferecer serviços aos quais o público talvez não tivesse acesso”, avaliou Patrícia Pacheco, diretora de responsabilidade social da associação.

ABRH na Praça - PA - Crédito: Divulgação ABRH na Praça - SP / Crédito: Divulgação
ABRH-PA ABRH-SP


Empregos e carreira

Os jovens também compareceram em peso no Maranhão, que recebeu 3.150 pessoas no seu ABRH na Praça. Isso porque o evento foi realizado no Pátio da Faculdade Fama, em São Luís. Durante todo o dia – o evento aconteceu das 8 às 18 horas –, os serviços mais procurados foram as palestras com foco na empregabilidade e carreira e o atendimento individualizado para entrega do currículo. “O evento tem despertado cada vez mais o interesse do maranhense na busca pela qualificação profissional. Todas as palestras foram de excelente qualidade e tiveram contribuições da diretoria da ABRH-MA e de empresas locais convidadas”, comentou Aparecida Bessa, vice-presidente da associação.

Pela primeira vez, a ABRH-PA realizou o evento fora da capital. De Belém, o ABRH na Praça foi para Ananindeua, segundo município mais populoso do estado. Das 8 às 14 horas, mais de 4 mil pessoas passaram pela Praça Chiara Lübich. Outro estado que levou o evento da capital para a segunda cidade mais populosa foi a Paraíba. Apesar de muita chuva, a Praça da Bandeira, em Campina Grande, recebeu duas mil pessoas. “A população atendeu ao chamado por meio de diversos meios de comunicação, passando pelas redes sociais, TV, rádio e até carro de som”, contou Maria da Penha Silva dos Santos, presidente da ABRH-PB.

#Q#

Ambiente de trabalho
A chuva também não deu trégua para os alagoanos, que nem por isso deixaram de ir ao Calçadão do Comércio, no centro de Maceió, por onde passaram aproximadamente 1,5 mil pessoas. “Mesmo diante das adversidades climáticas, pudemos contar com o comprometimento dos nossos parceiros e a grande procura por informações e orientações relacionadas ao ambiente de trabalho”, relatou Danielle Maciel Brandão, presidente da ABRH-AL, que contou com a participação de 50 voluntários.

A ABRH-BA triplicou a sua versão do ABRH na Praça levando o evento para a Casa do Trabalho, em Camaçari; Praça Newton Rique, em Salvador; e para o estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, em Feira de Santana; nestas duas últimas, o evento se estendeu ao dia 8 de outubro. Ao final, foram registrados exatos 9.133 atendimentos à população nas três cidades.

Já a ABRH-ES, que realizou o evento na Praça da República, no centro de Vila Velha, atendeu 2.212 pessoas e mobilizou 70 voluntários. O serviço mais procurado pelos capixabas foi o cadastramento de currículo: dois mil foram disponibilizados em um banco de dados digital para serem consultados pelas empresas associadas à entidade.

As tendas que oferecem atendimento sobre saúde e qualidade de vida, em geral, estão entre as mais procuradas em diversos estados, como aconteceu no Rio Grande do Sul. A seccional gaúcha realizou o ABRH na Praça no POPCenter – Centro Popular de Compras, em Porto Alegre, e destacou a motivação e o comprometimento dos parceiros e dos voluntários, o que, para os organizadores, resultou em um atendimento diferenciado.

ABRH na Praça-BA / Crédito: Divulgação ABRH na Praça-CE / Crédito: Divulgação
ABRH-BA ABRH-CE

Saúde e qualidade de vida
Também na ABRH-SP a tenda Saúde e Qualidade de Vida foi a preferida. Com a proposta de levar o ABRH na Praça para além da capital, a cidade escolhida para esta edição foi Barueri, onde a seccional paulista atua por meio da Regional Metropolitana Oeste. O Boulevard Central recebeu 3,5 mil pessoas durante todo o dia. Vânia de Faria, gerente executiva da ABRH-SP, salientou o comprometimento do voluntariado e do poder público municipal, que, de acordo com ela, não mediu esforços para realizar o evento. Assim como no Rio de Janeiro, uma tenda do Comitê Rio 2016 foi montada com o objetivo de captar voluntários para os Jogos Olímpicos no Brasil.

Na Praça Dr. Ary Coelho, em Campo Grande, a Blitz da Saúde disputou a preferência dos sul-mato-grossenses com as palestras sobre comunicação assertiva em entrevistas de trabalho, elaboração de currículos, empregabilidade e outros temas relacionados ao mundo corporativo. No total, a ABRH-MS registrou atendimento a 3.192 pessoas.

Empreendedorismo
Das 7 às 14 horas, na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, a ABRH-CE atendeu cerca de duas mil pessoas. Além da tenda Saúde do Trabalhador, onde foram oferecidos medição de pressão e massoterapia, houve grande demanda por orientação sobre empreendedorismo e emissão da carteira de trabalho. A associação contou com o apoio de 17 empresas parceiras e em torno de 55 voluntários. 

O recebimento de currículos e as palestras sobre orientação profissional foram os preferidos dos pernambucanos. A ABRH-PE também destacou a campanha Outubro Rosa, na qual a prefeitura do Recife disponibilizou um mamógrafo móvel para atender ao público do evento, a orientação para elaboração de currículos e a tenda do Senai, que orientou o público sobre qualificação de mão de obra para o setor da construção civil.Com todos esses serviços, o Parque 13 de Maio, na capital pernambucana, recebeu 2.404 pessoas.

“Mesmo vivendo a era em que o conhecimento é a maior commodity, as pessoas ainda estão muito carentes de informação e orientação para resultados, o que coloca o ABRH na Praça como um serviço de utilidade pública necessário”, avaliou Noemia Lucas, presidente da ABRH-SE. A entidade recebeu cerca de mil pessoas na Rua do Turista, em Aracaju, e realizou mais de 320 atendimentos das 9 às 16 horas.

Garanta seu lugar…
A próxima edição do evento nº 1 em gestão de pessoas da América Latina já está com as inscrições abertas. Se você ainda não teve a oportunidade de participar, aproveite os valores promocionais e garanta agora sua presença:

ASSOCIADOS ABRH
R$ 1.750,00
NÃO ASSOCIADOS
R$ 2.450,00

*Em até 6 parcelas

... e marque na agenda
CONARH ABRH 2015
41º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas
De 17 a 20 de agosto
Transamerica Expo Center – São Paulo – SP

Palestras * Painéis * Fóruns * Talk shows * Feira de negócios * Últimas tendências em RH * Tecnologia * Network 

Mais informações:
congressista2015@conarh.com.br
Tel. 11 3138-3420

[fbcomments]