Benefícios

Mais mercado, menos cestas

de Redação em 24 de agosto de 2015

Pesquisa feita pela Carreira Muller, empresa especializada em gestão de recursos humanos, revela um crescimento expressivo, nos últimos três anos, na concessão do cartão alimentação (ou cartão supermercado). O estudo Alimentação 2015 aponta que, atualmente, 78% das empresas optam por essa modalidade, número 26% maior que o constatado em 2012, o que indica que a tendência não é passageira.

Apesar de representar cerca de 50% do valor oferecido no cartão alimentação, mais de 40% das empresas deixaram de optar pela cesta básica. De acordo com o segundo estudo, a migração foi motivada também pela inflexibilidade e qualidade dos itens (produtos alimentícios, de higiene pessoal e limpeza).

Segundo Flávio Pavan, gerente de pesquisa da Carreira Muller, a medida é estratégica para as empresas. “O cartão é uma ferramenta de remuneração que permite oferecer ao funcionário o mesmo montante que ele receberia se fosse repassado diretamente pelo salário, mas com um custo menor para a empresa porque não há tributação”, afirma.

Outro fator importante da medida é que o benefício proporciona a satisfação e, consequentemente, retenção de funcionários.

 

 + Pesquisa
A pesquisa teve a participação de 820 empresas multinacionais e nacionais, que operam no território brasileiro. Das organizações participantes do estudo, 52% afirmam que a opção por fornecer o benefício alimentação de uma maneira ou de outra está baseada em fatores internos à organização; as outras 48% afirmam que a concessão está vinculada à determinação da convenção coletiva, alerta Carlos Till.  

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