MBA ou Pós?

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Muitos profissionais buscam dar uma turbinada em suas carreiras com um curso de MBA, que tem por objetivo justamente promover o desenvolvimento acelerado da carreira. Entretanto, há bastante tempo o mercado tem comprado cursos de pós-graduação acreditando ser MBA, que tem carga horária maior e estrutura curricular bem diferente.

Para o professor Silvio Laban, coordenador dos cursos de MBA do Insper, algumas escolas usam o termo MBA por ele ser mais “vendável” e isso faz com que as pessoas acabem comprando um programa diferente do que imaginam ou que deveriam conhecer. “Ou seja, elas ingressam em um curso de pós-graduação de 360 horas pensando que estão entrando em um MBA”, diz.

Segundo ele, os programas do Insper e de algumas outras escolas de negócios podem utilizar essa nomenclatura, pois são certificados por uma entidade internacional chamada Association of MBA (AMBA). Laban recomenda alguns cuidados que os profissionais e gestores de RH devem tomar ao procurar um curso de MBA para os colaboradores de suas organizações:

> Alinhar objetivos pessoais de carreira e o momento profissional, pois o MBA exige experiência em cargos de gestão;

> Analisar as características do programa, estrutura, corpo docente e recursos oferecidos pela escola para o desenvolvimento de carreira e atividades que possam interessar ao colaborador após a conclusão do curso.

> O coordenador do MBA do Insper acredita que os cursos de pós-graduação, seja MBA, lato sensu, mestrado ou doutorado, são de grande importância para a ascensão profissional. “Alguns autores afirmam que, ao término de uma graduação de quatro anos em uma área técnica, metade do que o aluno aprendeu já está obsoleta. Isso significa que todas as pessoas estão fadadas à obsolescência”, adverte. Para Laban, a diferença em relação ao passado é o fato de os ciclos estarem mais acelerados e a taxa de obsolescência ter crescido. “Essa condição obriga as pessoas a continuarem a buscar o conhecimento e as escolas são um dos agentes que oferecem o acesso a ele”, continua.

Características do MBA
Ao contrário de alguns cursos existentes no mercado que oferecem especializações, o MBA é um curso de formação generalista, cuja origem vem do próprio nome – Master in Business Administration –, bem como tem um conjunto de disciplinas obrigatórias e uma carga horária maior, geralmente de pelo menos 500 horas.
O MBA é um curso voltado para o desenvolvimento acelerado de carreira, ou seja, é um programa mais reflexivo, que foca o desenvolvimento de habilidades de liderança, visão estratégica e tomada de decisão, temas que estão um pouco distantes do indivíduo em início de carreira. “A partir do momento em que a pessoa definir seus objetivos de curto, médio e longo prazos, ela pode escolher o curso que se ajusta melhor ao seu perfil”, orienta Silvio Laban, do Insper.
Paula Simões, gerente coordenadora de programas MBA da Fundação Dom Cabral (FDC), afirma que o MBA executivo oferecido pela instituição é praticamente um rito de passagem essencial para que o profissional continue a ascender na organização. “As empresas que procuram a FDC fazem a pré-seleção dos funcionários para depois passarem por nosso processo seletivo”, relata.

O programa oferecido pela FDC é um dos mais extensos do país, com 1,3 mil horas, divididas em 890 horas de atividades a distância e 410 horas de atividade presencial. Os encontros presenciais têm duração de uma semana e acontecem em um período que pode variar de dois a três meses.
Ela ressalta que uma das atividades do curso é o projeto empresarial, oportunidade que o aluno tem para retornar à empresa o investimento que ela faz, pois ele escolhe uma temática para posteriormente entregar, ao final do programa, um estudo, uma solução ou uma proposta de avanço em alguma questão estratégica para a organização.
James Wright, coordenador do MBA Executivo Internacional da Fundação Instituto de Administração (FIA), ressalta que os profissionais que procuram um curso de nível internacional já fizeram outros cursos e buscam uma formação mais importante para a carreira.

O MBA internacional da FIA é dividido em três programas: MBA Américas; MBA internacional full time; e part time. O primeiro tem 75% de alunos do exterior e aulas ministradas em inglês, com uma fase inicial de encontros presenciais quinzenais, aprofundando os conceitos core de um MBA internacional, mais quatro módulos intensivos no Brasil, Canadá, EUA e México. São imersões em quatro universidades líderes nas quatro mais importantes economias das Américas.
O MBA internacional part time integra gestores com experiência profissional na Europa, EUA, Ásia e América Latina, é ministrado em inglês, propicia uma imersão em ambiente multicultural no Brasil, aprimorando os conhecimentos dos participantes e impulsionando sua carreira internacional. Uma viagem de estudos aos EUA é parte integrante do curso e está incluída no preço.

Full Time
E o MBA internacional full time atende grupos de gestores experientes vindos da Europa, Américas do Norte e Latina e Ásia, é ministrado totalmente em inglês, permite uma imersão de um ano num ambiente multicultural de negócios, aprimorando os conhecimentos de gestão estratégica e impulsionando sua carreira internacional.

A Fundação Dom Cabral tem um programa semelhante, mas oferecido na modalidade pós-MBA, ou seja, para cursá-lo é preciso ter concluído o MBA. São duas opções complementares de curta duração, de modo que o formado no MBA pode cursar ambas após a conclusão do programa. Uma delas é feita em parceria com a Kellogg University e aprofunda conhecimentos em negociação, liderança e marketing, enquanto que a segunda trabalha desenvolvimento de negócios na China, em convênio com uma universidade da segunda maior economia do mundo.

O que eles querem
Pesquisa feita com alunos brasileiros de MBA no exterior mostra que boa parte deles deseja voltar ao Brasil

A GNext Talent Group divulgou recentemente a pesquisa O estudante de MBA em escolas internacionais, com informações sobre estudantes brasileiros que estão cursando MBA nas melhores escolas de negócios dos EUA e da Europa. A pesquisa trouxe dados relacionados aos padrões socioculturais, carreira, qualidade de vida, empresas mais admiradas, escolha e custeio dos cursos etc.. As informações estão estruturadas em análises gerais e regionais sobre cada um dos tópicos:

Filho pródigo
Os estudantes, em sua maioria, desejam voltar ao Brasil, em razão da estabilidade e do potencial de crescimento econômico do país. O índice de alunos que planejam retornar logo após o término do curso de MBA saltou de 77% em 2011/2012 para 93% na pesquisa deste ano. Dentre os motivos, o quesito “oportunidades” é mencionado por 45% dos entrevistados.

Mais admiradas
Google e Apple continuam no topo da lista das empresas mais admiradas, apesar de ambas registrarem queda em seus percentuais: a preferência pelo Google passou de 22% para 13% e pela Apple, de 21% para 11%. Destaque para o desempenho da Ambev/ABInbev, que cresceu de 2% para 10%. O Itaú passou de 5% para 6% e a Natura, de 2% para 6%. Na escolha de uma empresa para trabalhar, a análise geral revela que 64% dos alunos valorizam a orientação para resultados — eram 66% na pesquisa anterior. O segundo aspecto é o empreendedorismo da empresa, que passou de 46% para 53% das citações, seguido pelo planejamento de carreira, que subiu de 44% para 49%.

Setores de atuação pré e pós-MBA
A predominância dos alunos que já atuavam no mercado financeiro e em consultorias antes de ingressarem no MBA se mantém, apesar da retração de 32% para 20% verificada em mercado financeiro e de 24% para 20% em consultoria. A representatividade da indústria de bens de consumo, que no levantamento anterior foi de 4% no quadro geral, avançou para 10% em 2013. É forte a presença de alunos oriundos do setor de energia, com 13% de participação (contra 3% em 2011/2012) e de engenharia, setor no qual atuavam 8% dos alunos no cenário geral (eram 2% na pesquisa anterior). Já no que refere aos segmentos de interesse após a conclusão do MBA, o de consultoria (que passou de 54% para 45%) perdeu espaço para o setor de private equity, que foi apontado como o mais atraente por 67% dos alunos no cenário geral (o índice era de 47% em 2011/12). O interesse pelo mercado financeiro totaliza 44% (o índice era de 42% em 2011/12) e pelo setor de bens de consumo chega a 36% frente aos 29% alcançados em 2011/12. Ainda cresceram em representatividade no interesse dos estudantes os segmentos de energia (de 29% para 36%), venture capital (27% para 35%), negócio próprio (14% para 22%) e farmacêutico (8% para 20%).

Carreira
Em comparação com os resultados da pesquisa de 2011/12, os entrevistados demonstraram ter a expectativa de ocupar cargos mais seniores depois de concluir o MBA, possivelmente em razão da maior participação de alunos em faixas etárias mais altas. No cenário geral, 50% dos alunos esperam ocupar cargos de gerência, gerência sênior ou diretoria (contra 44% em 2011/12).

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