Mc Emprego Feliz

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    Servir hambúrgueres de qualidade a partir de um serviço rápido e eficiente continua sendo o lema do Mc Donald´s, que também não mede esforços para conquistar e reter seu quadro de profissionais, formado principalmente por jovens. Para isso, o primeiro passo é saber respeitar as características desses novos talentos, que representam 90% da equipe. “Hoje, os jovens têm muito mais informações do que os de 30 anos atrás, e não acham que sabem tudo, ao contrário do que muita gente diz. O que eles querem é ter um gestor que saiba ouvi-los, que esclareça as suas dúvidas. O que não pode é sair ditando regra sem explicar nada, pois eles querem participar do processo e gostam de desafios”, ressalta a diretora de RH do Mc Donald´s, Ana Apolaro.

    Para atender aos anseios desses jovens logo que chegam à companhia, o Mc Donald´s lançou recentemente o Programa Meus Três Primeiros Meses. A ação inclui não apenas palestras, reuniões e treinamentos on-line sobre aspectos técnicos e comportamentais envolvidos nas atividades da empresa, mas também sessões de feedback dos novos funcionários para os gestores sobre o que foi aprendido e vivenciado. “É importante explicar para o jovem que acabou de entrar na empresa como deve se comportar, o que é esperado dele e que treinamentos são importantes para a sua função”, explica Ana, acrescentando que muitos entram na companhia sem ter experiência prévia de emprego. Outra estratégia é fazer com que o jovem participe de um rodízio, atuando nas 33 funções existentes na empresa. “Se ele ficar muito tempo repetindo um determinado processo, vai se entediar facilmente.” Quando o profissional conclui o treinamento que o Mc Donald´s aplica, aliado à experiência em todas essas posições internas, recebe o Certificado de Técnico de Qualidade e Serviço, emitido pelo Senac, fruto de uma parceria inédita no país.

    Entre os programas que mais mantêm os jovens estimulados a crescer no ambiente de trabalho, o campeão continua sendo o Mc em Ação, que agrega todas as ações de treinamento e reconhecimento e é destinado aos seus mais de 39 mil funcionários em todo o país. Em vigor há nove anos, o objetivo é motivar, educar e desenvolver os profissionais para o futuro. E parece que a fórmula vem dando certo, principalmente por intermédio do All Star, evento anual da empresa, que premia os colaboradores que mais se destacaram – os vencedores se qualificam para promoções, além de receberem bolsas de estudos em cursos e faculdades. “Ao longo dois oito meses de competição é possível ver a evolução dos participantes. Normalmente, chegamos ao final do processo com 90 finalistas e então selecionamos os premiados”, conta Ana. Atenta também às constantes mudanças e novidades da tecnologia de informação, há dois meses a empresa concluiu um processo de reformulação gráfica da sua McLand, um verdadeiro mundo virtual que concentra todas as informações da companhia, como ações, mudanças de processos e novas regras. “Após a mudança, o número de acessos cresceu 60%”, conta a diretora.

    A Arcos Dourados, que opera a marca Mc Donald´s na América Latina, fechou 2010 como uma das cinco maiores empregadoras da região, com mais de 100 mil funcionários diretos. Assim, para manter o sucesso, a organização sabe que é preciso valorizar sempre seus funcionários. “Apostamos em três pilares: bom ambiente de trabalho, oportunidade de desenvolvimento e plano de carreira”, define.

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