Medição de força

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    Na nova “Era da Informação” econômica no Brasil e no exterior, o estresse tornou-se parte da vida laboral. Empregados estão trabalhando mais horas do que antigamente. Tempo para relaxar durante o dia praticamente não existe mais. Portanto, e psicologicamente falando, basicamente todos estão enfrentando estresse no trabalho. Executivos, gestores e supervisores sabem que isso é verdade, uma vez que eles mesmos estão experienciando esse fenômeno. Como você irá lidar com o estresse – o qual também é conhecido como resiliência – irá, assim, afetar seu sucesso de modo significativo.

    Você pode aprender a lidar com a tensão no trabalho mais eficazmente? Definitivamente. Durante a última década, um formidável corpo de pesquisadores, formado por médicos e psicólogos, surgiu para mostrar que praticamente todos nós podemos minimizar as tensões no ambiente de trabalho, embora individualmente discordemos em quais atividades sejam as mais úteis para tal. Por exemplo: alguns de nós se beneficiam mais praticando exercícios físicos regularmente; outros preferem atender a treinamentos sobre o manejo do estresse; e, ainda, há outros que preferem caminhar regularmente acompanhados de um bom amigo.

    Adotar uma atitude otimista em relação ao futuro e perceber os obstáculos como desafios – não como adversários – também são duas atitudes cada vez mais associadas ao sucesso e eficaz manejo do estresse. O primeiro passo para dominar o estresse no trabalho é saber qual é o seu Quociente de Resiliência, respondendo a este quiz:

    Seja sincero
    Leia cuidadosamente cada pergunta e marque a resposta que melhor o identifica. Não existem respostas certas ou erradas. Apenas descreva você mesmo honestamente e exprima suas opiniões o mais acuradamente possível. Para cada afirmação, se você discorda fortemente, atribua escore 5 . Se você apenas discorda, atribua escore 4 . Se sua resposta é neutra, atribua escore 3 . Se você concorda, atribua escore 2 . Se você concorda fortemente, atribua escore 1.

    1. Estresso-me com facilidade no trabalho.
    2. Consigo relaxar facilmente após um dia de trabalho.
    3. Mesmo quando não estou no trabalho, fico preocupado pensando sobre ele.
    4. Sempre sei como acalmar meus ânimos.
    5. Às vezes perco o sono devido a preocupações no trabalho.
    6. Quando vejo que estou de mau humor, é difícil mudar meu ânimo.
    7. Sempre consigo perceber quando meu corpo está começando a sentir-se estressado.
    8. Não lido tão bem com o estresse da maneira como eu deveria.
    9. Tenho certeza de que minha saúde foi afetada recentemente devido ao estresse no trabalho.
    10. Sempre consigo manter uma atitude positiva em relação ao meu trabalho.
    11. Consigo sempre conversar com alguém em quem confio quando me sinto estressado.
    12. Sou capaz de controlar bem os meus ânimos.

    Calculando seu escore

    a. Adicione o seu escore para as questões: 2, 4, 7, 9, 11 e 12.
    b. Adicione o seu escore para as questões: 1, 3, 5, 6, 8 e 10.
    c. Subtraia o escore B do escore A.

    INTERPRETANDO O RESULTADO
    Se você obteve um escore de 48 OU MAIS, demonstra alto nível de resiliência. Essa característica definitivamente lhe confere competitividade no seu local de trabalho. Você é habilidoso ao perceber seus ânimos e consegue manter-se calmo durante a semana. Raramente seu sono, alimentação ou saúde física em geral são afetados pela pressão no trabalho. Você sabe o que lhe traz alegria e sensação de bem-estar, e é muito provável que as relações de amizade que nutre o tenham mantido equilibrado. Mantenha-se assim!

    Se obteve um escore entre 31 E 47, você demonstra nível médio de resiliência. Lidar com estresse não é difícil para você. Entretanto, isso pode ser definitivamente aprimorado. Você geralmente identifica bem seus ânimos e mantém-se calmo, mas as pressões no trabalho às vezes parecem ser demasiadamente intensas – e podem vir a afetar seu sono, alimentação e saúde física em geral. Então, como você poderá otimizar sua resiliência? Identifique mais prontamente os sinais que sua mente e corpo estão lhe transmitindo, e descubra o que realmente lhe traz alegria e sensação de bem-estar na vida cotidiana.

    Se obteve um escore de 30 OU MENOS, você demonstra um nível baixo de resiliência. Isso o coloca em desvantagem no competitivo ambiente de trabalho dos dias atuais. Lidar com o estresse é difícil para você. Você ainda não consegue identificar seus ânimos ou manter-se calmo. Como resultado, seu sono, alimentação e saúde física geral podem sofrer as consequências. Mas mantenha-se positivo: esse traço pode ser aperfeiçoado. Comece aprendendo a identificar o que lhe traz alegria e sensação de bem-estar – e escreva em um diário como você está se tratando melhor, com mais bondade, a cada dia que passa. Logo você perceberá a diferença.


    *Edward Hoffman
    é psicólogo e professor adjunto na Yeshiva University. Ele apresenta palestras em diversos países e escreveu inúmeros livros sobre psicologia incluindo A sabedoria de Carl Jung (Editora Palas Athena)

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