Medrio Check Up apresenta

Melhor que tratar é prevenir

De acordo com o diretor-médico da Med-Rio, o estilo de vida saudável é o remédio contra as doenças crônicas

Da Redação
8 de Fevereiro de 2018
Gilberto Ururahy

Gilberto Ururahy

Em entrevista, o diretor-médico da Med-Rio, Gilberto Ururahy, pioneira em check-ups médicos para executivos, alerta que esse público precisa ficar mais atento à saúde. Estresse, excesso de peso, sedentarismo, insônia, níveis de colesterol elevados, hipertensão, diabetes e depressão são alguns dos fatores de risco à saúde registrados nos exames preventivos. Veja como o tema se tornou prioridade na Med-Rio que lançará com a PUC-Rio, em 2018, o curso “Medicina Preventiva Aplicada ao Estilo de Vida”.

Qual a importância da realização de um check-up e como ele funciona?

É uma avaliação médica aprofundada da saúde dos clientes, conduzida por vários especialistas. Antes da chegada à clínica, nossos clientes respondem a questionários voltados para a sua saúde: histórico patológico pregresso, níveis de estresse, ansiedade, depressão, estilo de vida, entre outros. O cliente permanece conosco por cinco horas, sendo examinado pela equipe médica multidisciplinar que complementa suas avaliações com exames de imagem, métodos gráficos e análises laboratoriais. Após 24 horas úteis, os clientes terão acesso aos seus resultados digitalmente. São convidados a regressarem à clínica para, juntamente com nossos médicos, desenvolverem programas de saúde individuais, que objetivam corrigir os fatores de risco à saúde apresentados nos exames.

O check-up é um exame estratégico para as empresas?

No passado, o check-up era praticado pelas empresas como um benefício oferecido a seus executivos ou profissionais estratégicos. Atualmente, é considerado instrumento de segurança empresarial. É muito dispendioso para uma empresa perder e ter de substituir um profissional responsável por um programa. Além da perda do profissional, a engrenagem empresarial emperra até que se defina um substituto que ainda deverá ser treinado. Para ter uma ideia do quanto o check-up médico é importante, hoje, quem contrata os serviços está visitando as clínicas especializadas para conhecer tudo o que diz respeito à qualidade da prestação dos serviços desde a equipe médica, certificações, inovações tecnológicas e até amostras sanguíneas dos clientes para saber onde são analisadas.

Qual é o procedimento da clínica quando o paciente encontra fatores de risco à saúde?

Levamos sempre em consideração o estilo de vida de cada um. Muitas vezes, nos deparamos com doenças graves, em fase inicial de evolução. Sabemos que quanto mais precoce um diagnóstico, maior a chance de cura. Hoje, 90% dos casos de câncer, quando diagnosticados precocemente, têm cura. O que não podemos aceitar é alguém se deparar com uma doença em estágio avançado ou morrer precocemente, quando dispomos de tantos recursos para evitar perdas irreparáveis.

Como as empresas podem apoiar seus colaboradores a desenvolver um estilo de vida saudável?

Ao término do programa anual de check-up encaminhamos à área de RH o perfil de saúde do grupo de executivos examinados, com várias orientações para o desenvolvimento de estilo de vida saudável. Além dos executivos, as empresas também são beneficiadas. O absenteísmo-doença reduzirá e o bem-estar será percebido por todos. É importante que as companhias desenvolvam estratégias nesse sentido. Contar com seus integrantes em plena forma física e emocional é fundamental para a sustentabilidade das empresas. Muitas já perceberam, por exemplo, que é melhor investir em saúde do que gastar com doenças. Todos ganham: indivíduo, família, empresa e sociedade.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail