Gestão

Método SOAR aumenta performance em entrevistas de emprego

A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões

Da Redação
30 de Abril de 2018

O processo de procura por um novo emprego ainda é árduo e minucioso, sendo necessário que os candidatos estejam atentos a cada detalhe, desde a criação de um currículo acessível, interessante e honesto, até o estabelecimento de uma postura adequada, segura e determinada em uma entrevista para um processo seletivo.

Ancorado pelas palavras Situação, Obstáculos, Ações e Resultados, o método SOAR tem origem em estudos realizados pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos, que foram posteriormente publicados no Journal of Educational Psychology. 

Com ele é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões. Com um nível de precisão de quase 87%, o método pode ser trabalhado em organizações, individualmente ou em grupos, de modo a trazer benefícios nas áreas de desenvolvimento pessoal e crescimento; diversidade e inclusão; trabalho em equipe; melhoria na comunicação e nas relações; processo de seleção de candidatos para empregos, entre outros.

Segundo a diretora e consultora da empresa Leaders HR Consultants, Astrid Vieira, que já vem aplicando o método SOAR, os pecados cometidos pelos candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas. “Os principais erros incluem a falta de preparo e autoconhecimento; baixa autoestima e não fazer jus as qualificações e experiências inclusas no currículo. É imprescindível, que os candidatos apresentem maior serenidade e segurança de sua expertise e desempenho anteriores, e ainda um diferencial durante as entrevistas”, comenta.

No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões. Para que seja possível essa descoberta, o método SOAR possibilita que as pessoas relembrem e reúnam histórias de realizações profissionais de forma a demonstrar o uso e a relevância de suas habilidades.

Durante o treinamento, os candidatos expõem seu histórico de realizações profissionais de modo a convencer seus recrutadores de que possuem as qualidades e habilidades necessárias para preencher a vaga de emprego pretendida. Neste processo, os candidatos serão orientados a fazer afirmações claras e objetivas sobre suas qualificações, ao invés de descrições de potenciais, talentos ou responsabilidades.

O candidato pode preferir narrar seu histórico de realizações em tópicos para cada cargo que ocupou, informando de maneira rápida e sucinta o que realizou em cada etapa profissional. “Pude identificar que 70% dos executivos que participaram das aulas sobre o método SOAR em nossa empresa, conseguiram ser recolocados no mercado de trabalho em áreas como a Gerência de Compras, Finanças, Tecnologia de Informação, Compliance e Manutenção Industrial”, aponta Astrid Vieira.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail