Mudar a própria realidade

Thais Gebrim
11 de agosto de 2011
Figueiredo, da Nextel: mudança na forma de apresentar os resultados da área de RH

Quem optou pela carreira em recursos humanos sabe da complexidade da profissão. Ser RH é atuar em prol da empresa e, ao mesmo tempo, ser o guardião do capital humano; é transitar transversalmente pela organização e influenciar com políticas inovadoras a estratégia do negócio. É, ainda, fazer tudo isso sem abrir mão do seu desenvolvimento profissional e de suas próprias expectativas. Nesta edição do CONARH ABRH, os participantes terão a oportunidade de ver, com novos olhares, o papel e a atuação dos profissionais da área.

“Um dos grandes desafios de RH é desenvolver e implementar métricas e indicadores que demonstrem, na linguagem empresarial, a sua contribuição efetiva para a estratégia da organização. Os profissionais que conseguem fazer isso adquirem poder efetivo, que lhes permite liderar o processo de transformação das organizações. É com esse foco que vamos trazer, dos EUA, Denis Brousseau, executivo global da IBM”, conta Cezar Tegon, presidente da Elancers e líder da equipe responsável pelo eixo Profissionais de RH em cargos intermediários.

A partir do tema Como RH demonstra seu valor para o negócio, Brousseau vai tratar de indicadores como itens que transformam RH em uma área determinante na tomada de decisões para o negócio principal da empresa, e não apenas como medidores de produtividade. O executivo foi vice-presidente de gestão do capital humano e crescimento de Mercados da IBM até maio de 2010, quando, por sua atuação e resultados, assumiu a vice-presidência global de organização e pessoas.

Lançar mão do marketing para buscar a valorização de RH é outro dos desafios dos profissionais da área. Américo Figueiredo, vice-presidente de RH da Nextel, é uma boa referência de quem sabe fazer isso com propriedade e vai contar sua experiência no congresso. Nos últimos anos, o RH da Nextel mudou sua forma de apresentar os resultados, passando a utilizar ações de marketing interna e externamente como parte de suas atividades. A partir de então, tem obtido resultados significativos. Figueiredo vai dizer como conduziu essa transformação e como isso impactou no prestígio e na credibilidade da área de RH junto de seus pares e de todos os colaboradores da empresa.

Mariana Pilotto, gerente de RH do iG, também vai participar do congresso para contar como a área foi decisiva na estratégia da empresa em um período de mudanças. Tegon explica que, a partir de 2009, o iG passou por um forte processo de reposicionamento da marca, deixando de ser um portal de internet para se transformar em uma empresa de mídia digital e promover experiências diversificadas e em multiplataformas.

Novo posicionamento
Dentro dessa mudança, houve a troca de presidente e, paralelamente, Mariana, que atuava no grupo pela Oi, assumiu a área de gestão de pessoas com a missão de alinhar os colaboradores ao novo posicionamento. “Na visão do presidente, a empresa só poderia mudar com e por meio das pessoas. Com a atuação de RH na reestruturação de perfis e posições, os colaboradores ficaram mais engajados e alinhados com o negócio, multiplicaram a produtividade e, consequentemente, fizeram a empresa decolar. Mariana também se empenha para que o iG tenha um ambiente saudável para as pessoas, mantendo um alto grau de produtividade e realização”, detalha Tegon.

Presidentes de grandes empresas que têm na área de recursos humanos um dos pilares do negócio também estarão no congresso. Juntos, Oscar Clarke, da HP Brasil, e Fernando Alves, da PricewaterhouseCoopers (PwC), vão falar a respeito das demandas e do espaço de recursos humanos em suas organizações. “São grandes figuras de duas das maiores empresas mundiais de segmentos distintos, que, entretanto, enfrentam os mesmos desafios. Como o mundo se globalizou, as empresas, independentemente de seu nome ou porte, passaram a ter o mesmo acesso a ativos fixos e tiveram de recorrer às pessoas para se diferenciar”, finaliza Tegon.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail