Muito obrigado

    0
    278

    Levar em conta os esforços dos colaboradores não exige, digamos, muito esforço. O ato de brindar uma retroalimentação positiva e deixar que fluam os reconhecimentos – em outras palavras, dizer “obrigado” de maneira constante – não toma tempo e resulta em profissionais mais dedicados e entusiasmados. Abaixo estão exemplos dessas iniciativas de um grupo seleto de empresas, as eleitas melhores lugares para trabalhar na América Latina pelo Great Place to Work.
     
    A Coca Cola Peru aplica programas para todos os colaboradores, incluindo os externos, como conceder dias de folga como reconhecimento às muitas horas trabalhadas em algum período específico e os esforços demonstrados para alcançar as metas de negócios. Do mesmo modo, a empresa concede a Woodruff Cup, distinção máxima que consiste em conceder a seus colaboradores uma medalha da Tiffany, além de um bônus de 2 mil dólares e uma viagem a Buenos Aires. Também existe um “target de porcentagem” sobre o salário anual em função da escala salarial.

    Na Accor Brasil , rede de hotéis, as camareiras são reconhecidas pelo programa As camareiras vão ao teatro . São premiadas as que atingem suas metas de limpeza e redução de faltas. Elas são convidadas pela gerente geral para passarem uma noite diferente, assistindo a algum show ou espetáculo.

    A Daimler Financial Services México leva a cabo a prática Success stories , em duas vias: de colaborador a colaborador, cada um pode acessar a ferramenta para reconhecer um companheiro, que recebe um diploma de felicitações descrevendo o motivo do reconhecimento; e de diretor a colaborador, em que o reconhecimento consiste no uso de uma quantidade anual de pontos, que são repartidos entre os funcionários que realizaram algo de extraordinário e depois se transformam em dólares.

    Uma empresa que reconhece a contribuição dos funcionários com mais de 15 anos na empresa é o Interbank Peru , instituição bancária e de crédito, onde tem lugar a Incorporação de Novos Embaixadores . A prática consiste em reconhecer a contribuição desses colaboradores e nomeá-los embaixadores da cultura e dos valores da empresa, líderes em suas áreas e exemplo para os funcionários mais novos ou com menos experiência. O título é usado como uma distinção dentro do banco, encarregando os premiados com a função de capacitar os colegas em termos de valores e cultura dentro do banco.

    Uma iniciativa interessante é o Programa Force , da Kimberly Chile , que consiste na participação voluntária dos colaboradores para a redução de custos e gastos no trabalho. Procura motivar a criatividade de cada colaborador na geração de ideias que permitam reduzir custos desnecessários. As melhores ideias são premiadas de várias maneiras, e cada pessoa, somente por enviar uma ideia, recebe uma carta de agradecimento do diretor-geral.

    Em relação aos eventos de reconhecimento, no BanChile , empresa dedicada a serviços financeiros e seguros, as famílias dos colaboradores mais bem avaliados pelo gerente-geral são envolvidas. Além de uma carta, é oferecido um jantar especial aos funcionários e suas famílias.

    A 3M Chile implementou o dia do Red Carpet (tapete vermelho), que conta com a participação de todos os funcionários. É um evento tão importante quanto o Oscar, uma festa glamourosa, com jornalistas, jurados e apresentadores. Nesse evento, são reconhecidas as pessoas que trabalham na companhia em vários níveis de acordo com diferentes categorias. O evento inclui não só prêmios, mas toda a ambientação de um jantar de gala. Além disso, a 3M concede o Prêmio Accolade : um reconhecimento àqueles empregados que estudam e trabalham, demonstrando o esforço e a persistência.

    Pedaço do Brasil

    Chemtech, Caterpillar, Microsoft e Accor são algumas das empresas brasileiras de destaque em ranking do GPTW

    Na edição 2008-2009 da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar na Américam Latina , elaborada pelo Great Place to Work (GPTW), entre as 25 primeiras organizações do ranking estão as brasileiras Chemtech (em 2º lugar), Caterpillar (12ª), Microsoft (23ª) e Accor (24ª).

    Segundo José Tolovi Jr., presidente do GPTW, o Brasil teve uma participação importante nessa pesquisa. “Na prática, observamos que as empresas têm a convicção de que investir em pessoas é a forma mais segura de obter melhores resultados de negócio”, afirma Tolovi Jr., acrescentando que isso fica ainda mais evidente em momentos de dificuldade financeira. “O bom ambiente de trabalho sempre traz benefícios, mas é nas crises que esses benefícios se tornam mais perceptíveis. Temos inúmeros exemplos de empresas que realizaram várias demissões e, mesmo assim, continuaram bem avaliadas por seus colaboradores. Nas Melhores Empresas para Trabalhar , as demissões são tratadas com respeito aos que saem e com informação para os que ficam. Isso aumenta a credibilidade na gestão, mesmo sendo um processo doloroso e que ninguém obviamente gosta”, afirma Tolovi Jr.

    Conduzido desde 2004, a pesquisa é baseada na avaliação da satisfação dos colaboradores das empresas que constam nos estudos nacionais Melhores Empresas para Trabalhar dos países da América Latina, em cinco dimensões (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem) e nas práticas de gestão de pessoas das empresas, em 9 áreas: contratar e receber; inspirar; falar; ouvir; agradecer; desenvolver (pessoal e profissionalmente); cuidar; celebrar e compartilhar.

    Confira as 25 melhores empresas da América Latina:

    1. JW Marriott Lima, Peru
    2. Chemtech, Brasil
    3. DHL, Bolívia
    4. Boehringer Ingelheim, Venezuela
    5. Otecel SA, Equador
    6. Leasing Bancolombia SA, Colômbia
    7. IBM Del Perú, Peru
    8. BancoEstado MicroEmpresa SA, Chile
    9. Diageo Colombia SA, Colômbia
    10. Asesoria Seguridad y Vigilancia Asevig Cia Ltda, Equador
    11. Transbank SA, Chile
    12. Caterpillar, Brasil
    13. Coca Cola de Chile, Chile
    14. FedEX Express en Centroamérica, América Central
    15. SAP Sucursal Perú, Peru
    16. FedEX, Chile
    17. Microsoft Perú, Peru
    18. Christus Muguerza Sur, México
    19. Cadbury Adams Colombia SA, Colômbia
    20. Telefónica Movistar, Uruguai
    21. Novo Nordisk Pharma Argentina, Argentina
    22. Federal Express México, México
    23. Microsoft, Brasil
    24. Accor, Brasil
    25. Whirlpool México, México
    [fbcomments]