Nova parceria ABRH

    0
    451
    Encontro ABRH com SHRM
    Da SHRM, Bob Carr, SPHR (VP sênior de Marketing, Associados e Relações Externas); Brian Dickson (vice-presidente sênio de Desenvolvimento Profissionl e Parcerias Estratégicas); Howard Wallack, GPHR, HRMP (vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios Globais); e Rosaura Barrera (gerente de Relacionamento, última à direita) reuniram-se com Leyla; Andrea (GPHR, HRMP) e Elaine

    Em um encontro pautado pela troca de conhecimentos sobre os desafios enfrentados pela profissão de RH e as melhores práticas em gestão de pessoas, Leyla Nascimento, Elaine Saad e Andrea Huggard-Caine, respectivamente presidente, vice-presidente e diretora de Certificações e Métricas da ABRH-Nacional, reuniram-se, no final de janeiro, nos EUA, com líderanças da Society for Human Resource Management (SHRM), entidade norte-americana de maior expressão do mundo no segmento.

    “Foram apenas dois dias, mas muito produtivos, principalmente no tocante à visão do norte que podemos – e devemos – seguir para o crescimento da nossa área no Brasil, às possibilidades que temos para o nosso futuro e como podemos aprender com a experiência de outros países, tropicalizando-a e adaptando-a à nossa realidade e cultura”, avalia Elaine.

    Leyla acredita que a relação com a entidade americana é uma via de mão dupla. “Assim como aprendemos muito com o estilo deles de atuar na gestão de pessoas, creio que pudemos contribuir com nossas práticas e pensamentos, diferenciados pelo ‘molho’ da cultura brasileira.”

    Ela lembra que, no início de sua gestão, em 2010, a ABRH assumiu o compromisso e o desafio de promover conexões com as associações internacionais para alinhar o Brasil ao cenário mundial. “Também queríamos difundir as práticas brasileiras das nossas áreas de Recursos Humanos, que apresentam cases inovadores em um país com desafios de elevada complexidade. Estamos orgulhosos com os resultados e com o fato de, hoje, sermos considerados como uma das maiores associações do mundo”, salienta.

    A visita à SHRM, diz Leyla, é fruto desse reconhecimento. “A forma como fomos recebidos pelo presidente Hank Jackson e seus diretores fortaleceu ainda mais a nossa admiração por aquela entidade. Com tudo o que aprendemos, temos, daqui para a frente, um dever de casa a realizar, especialmente no que se refere aos programas educacionais e à certificação profissional. Esta é a ABRH à frente do seu tempo e que faz acontecer”, orgulha-se.

    Parcerias em curso
    Na sede da SHRM, em Virginia, o encontro consolidou a recente parceria estabelecida entre as duas entidades para oferecer aos RHs brasileiros os programas de preparação para obter uma certificação profissional. De acordo com Andrea, os cursos da SHRM são os que têm obtido o melhor índice de aprovação.

    Por meio da ABRH, os profissionais brasileiros poderão obter três tipos de certificação: HRMP, para quem está em início de carreira; HRBP, para aqueles que têm mais experiência; e GPHR, voltada aos que trabalham em posições regionais. Todas elas serão concedidas pelo Human Resources Certification Institute (HRCI), também dos EUA. Durante a viagem, Leyla, Elaine e Andrea também tiveram reuniões com os representantes do instituto para planejar a forma como isso vai ocorrer.

    #L# “A ABRH estudou o tema por mais de sete anos e avaliou várias alternativas, inclusive fazer uma certificação local. Chegamos à conclusão de que o melhor para a nossa profissão era adotar as certificações oferecidas pelo HRCI, internacionalmente reconhecido”, conta Andrea.

    A parceria com o instituto vai facilitar o acesso dos associados da ABRH às certificações. Entre as razões para isso, a associação já está fazendo a inscrição de cursos, congressos e outras de suas atividades, inclusive de todas as seccionais, para que sejam automaticamente considerados créditos na obtenção da certificação. Em um segundo momento, a parceria envolverá o processo de recertificação, garantindo o desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos profissionais.

    Conheça as siglas Certificações internacionais:
    HRMP – Human Resource Management Professional
    HRBP – Human Resource Business Professional
    GPHR – Global Professional in Human Resources
    Certificações americanas:
    PHR – Professional in Human Resources
    SPHR – Senior Professional
    in Human Resources

    Andrea informa que as certificações do HRCI foram criadas para atender à comunidade internacional de RH, e não apenas à americana. Para tanto, o corpo de conhecimento e as provas foram desenvolvidos por especialistas de RH no mundo inteiro e os pilotos aconteceram em mais de 90 países.

    Estabelecidas as parcerias, o próximo passo é iniciar a conscientização da comunidade de RH, sobre a importância da certificação. Isso significa um trabalho intensivo na divulgação dos pré-requisitos, dos corpos de conhecimento e das informações sobre as provas.

    “Posso dizer que estamos muito animados com a ideia de que, com acesso a certificações internacionais, nossos profissionais de recursos humanos terão o merecido reconhecimento pelo trabalho que fazem”, diz a diretora de Certificações e Métricas da ABRH.

    “Está na hora de termos um instrumento que contribua para a carreira do profissional de RH fornecendo parâmetros internacionais de comparação em relação ao seu conhecimento e expertise. Não podemos continuar isolados do mundo, nossos profissionais precisam de maior exposição. Certamente, a certificação nos ajudará com essas questões”, finaliza Elaine.

    [fbcomments]