O encontro da concentração com o descanso

0
407

As escrivaninhas e as cadeiras com rodinhas estão com os dias contados. O mundo corporativo clama por novos espaços para atender a uma demanda dos profissionais de hoje: móveis que abordem os desafios do escritório moderno, onde o espaço é necessário para o trabalho em equipe, concentração, descanso, e – por que não? – escape pessoal. Assim, o design de mobiliário invade os escritórios, trazendo conforto, qualidade de vida e funcionalidade.



Com base nessa tendência, a Herman Miller, multinacional norte-americana de mobiliário corporativo, se uniu a alunos da  Cranbrook Academy of Art , nos EUA, que criaram espaços que trouxessem descanso e concentração Í s pessoas.



Os projetos foram apresentados na International Contemporary Furniture Fair (ICFF), realizada em maio, em Nova York. Este foi o quarto ano em que estudantes foram chamados para exibir suas ideias na feira, que é considerada a grande vitrine norte-americana para o design contemporâneo.



Participaram do projeto 16 jovens, que desenvolveram móveis de escritório dentro do tema “exploração de novos desafios no local de trabalho”. Apenas seis dos projetos apresentados se tornaram protótipos. Para chegar a esse resultado, foram necessários dois semestres de pesquisa e trabalho. Nesse período, visitas foram feitas a uma série de escritórios, além de entrevistas com funcionários de várias empresas para criar as melhores (ou mais criativas) soluções que mesclassem descanso e concentração. Confira as ideias que mais se destacaram:



Ninho Corporativo (Alcove Chair)
Projeto de Mike Haley
Esta cadeira explora uma escala entre móveis e arquitetura, criando uma privacidade visual e acústica. É um local ideal para servir como um “ninho” de almofadas. Ela suporta uma variedade de posturas informais para a leitura, para atender telefone ou simplesmente tirar um cochilo depois do almoço.







Balanço Privado
(Private Rocker)
Projeto de Kyle Fleet
Esta cadeira de balanço, feita de materiais quentes (madeira, couro, tecido de lã), promete proporcionar privacidade visual e acústica para diversas posturas repousantes.







Estação Integrada
(Integrate Workstation)
Projeto de Mateus Plumstead
Levando apenas os componentes mais essenciais de uma estação de trabalho e acrescentando um terceiro componente, o sofá, este projeto proporciona a máxima flexibilidade com muita simplicidade. As oportunidades de utilização primam pelo acolhimento, esteja o profissional em pé, sentado ou deitado.







Base Múltipla
(Stump Ottoman)
Projeto de Yukyeong Lee
Um simples suporte sob a mesa que serve como apoio para os pés, banqueta para sala de estar ou assento ergonômico. Protótipo em aço.







Lounge Particular
(Office Lounge)
Projeto de Damee Hong
Uma cadeira de duas posições que permite uma mudança fácil de uma postura de concentração para uma de descanso. Feita de madeira curvada, pernas de aço, estofamento de couro.







Apoio Dobrável (Apoio Dobrável)
Projeto de Douglas Leckie
As três camadas de painéis estofados podem ser facilmente configuradas para atender diversas necessidades sociais e posturas repousantes. Feito em madeira de lei.





[fbcomments]