O livro das melhores práticas

0
614

A edição de setembro da MELHOR é um especial com algumas das companhias que se destacaram no estudo de 2012 do Great Place to Work (GPTW). Para dar mais material de referência para você, preparamos uma entrevista com os organizadores do livro “A melhor empresa para trabalhar”, da Bookman Editora.  A obra traz referências e dicas para a estruturação de um excelente local de trabalho. Veja a entrevista com Michael Burchell e as informações do livro.








Michael Burchell organizador do livro “A melhor empresa para trabalhar”


MELHOR: Como deve ser o perfil do líder de uma empresa que deseja estar na lista do GPTW dos próximos anos?
Michael:
Os líderes das melhores empresas para trabalhar precisam estar preparados para desenvolver um alto nível de confiança com colaboradores, clientes e stakeholders. E, confiança vem se consolidando como a característica central dos melhores líderes, bem como das melhores empresas nos últimos vinte anos e, será o principal atributo dos próximos anos. Além disso, os líderes devem sempre buscar inspirar as pessoas, desenvolvê-las e ser inclusivo.


O que é um ambiente de trabalho atrativo?
Um ambiente atrativo dá suporte para os colaboradores realizarem um bom trabalho. Por exemplo, se sua organização coloca um alto valor na criatividade e inovação, então o ambiente de trabalho deve ser designado a dar suporte a isso – por exemplo, uma “melhor empresa” que visitamos, possui mesas e bancos mais altos (como as de bar) para facilitar a conversação das pessoas. Pois assim os que chegassem depois para a conversa poderiam ficar em pé, sem problemas.  O comportamento saudável no ambiente de trabalho ajuda na produção das melhores ideias para as pessoas.


Empresas de qualquer tamanho podem se tornar um “Great Place”?
Nossa experiência mostra que empresas de qualquer tamanho ou em qualquer localização podem se tornar uma “melhor empresa”. Globalmente, temos visto empresas com 15 colaboradores são tão boas quanto as que possuem um milhão. Certamente os desafios são um pouco diferentes, mas as características principais que delimitam as práticas são as mesmas.  Temos visto excelentes pequenas empresas de mineração no Peru, médias companhias de TI na Finlândia e grandes empresas de logística que possuem operação em todo o mundo. Não estamos falando sobre a importância do tamanho da empresa e sim sobre o compromisso e o foco na criação de um GPTW.


Qual é a estrutura básica de um bom local de trabalho?
A empresa precisa estruturar sua comunicação de maneira bidirecional, manter claros seus valores de contratação e de plano de carreira. Basicamente, os colaboradores buscam respostas para três questões fundamentais sobre seu local de trabalho. Primeira: qual a importância do meu trabalho aqui? Os funcionários querem saber o quão significante para a empresa é o seu trabalho. Segunda: Como estou me saindo? Eles querem saber como está o andamento de suas tarefas – querem receber tanto elogios como críticas construtivas. E terceira: Para onde estou indo? Os funcionários querem saber onde eles estão profissionalmente e o quanto e como podem crescer na empresa. As “melhores empresas” apoiam políticas de prática e programas que respondem essas três questões.


O que uma empresa da lista do GPTW precisa oferecer de estrutura física para seus colaboradores?
O ambiente físico é uma peça importante para uma empresa que está da lista do GPTW. A maioria das empresas vem se preocupando com questões relacionadas ao ambiente de trabalho, proporcionando conforto aos funcionários, prezando pela saúde de todos. A chave na criação física dos espaços de trabalho é pensar como aquele espaço vai facilitar o enraizamento de confiança dentro da empresa.


O que faz uma empresa aparecer por diversos anos na lista do GPTW?
Não é fácil uma empresa estar por repetidas vezes em nossas listas. O padrão de qualidade aumenta a cada ano e as melhores companhias devem continuar se superando ou não estarão na lista. Portanto, as empresas que marcam presença por diversos anos trabalham pesado para melhorar constantemente seus locais de trabalho. 
 
Por que os executivos de RH devem ler o livro “A melhor empresa para trabalhar”?
O livro The Great Workplace deverá ser visto por executivos de RH, bem como por gestores diversos porque apresenta um quadro claro para a compreensão do que se trata um “great place to work”. Ele ilustra excelentes ambientes de trabalho por meio das melhores práticas e ferramentas, oferece histórias inspiradoras. O livro descreve o que é um bom local de trabalho, como construí-lo e por que isso é importante. Lendo esse livro, todo executivo poderá entender a forma como o ambiente de trabalho se encaixa em sua estratégia global e negócios, e como é possível alavancar o sucesso por meio do talento e das competências de seus colaboradores.


 

[fbcomments]