O que o levaria a pedir demissão?

0
617

Uma das decisões mais difíceis de tomar na vida profissional é pedir demissão. O estresse, os desgastes, a rotina, o relacionamento ruim com os colegas, enfim, por inúmeros motivos os profissionais decidem abandonar o emprego.  Para descobrir qual o principal motivo pelo qual as pessoas pedem desligamento do empresam, a Trabalhando.com realizou uma pesquisa com 1369 profissionais- 65% mulheres e 35% homens- e descobriu que 67% deles pediria demissão caso a empresa mudasse para algum lugar de difícil acesso, enquanto apenas 4% largaria seu trabalho por conta de uma briga com um colega. Para 16%, o cancelamento de benefícios seria uma razão para sair do trabalho e os 13% restantes disseram que sairiam por discutir com seu chefe.
Para Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com, tomar esse tipo de decisão é algo muito sério e é sempre bom conversar antes agir.

“No caso da mudança de endereço da empresa, por exemplo, o profissional deve falar antes e explicar sua situação para a empresa, Í s vezes pode haver uma solução boa os dois lados. Tenha em mente que mudar de endereço não é simples, leva tempo e todos os riscos são avaliados. Em geral a empresa passa por um grande processo para selecionar o melhor lugar para o seu se estabelecer, o que na maioria dos casos pode não agradar os profissionais”.  Em relação Í s brigas, discussões e desentendimentos com um colega ou com o chefe, Infante acredita que é importante refletir muito e tentar entender o motivo do desentendimento. “Outra coisa importante é pedir opinião de um colega mais próximo, assim você pode interpretar e saber quem tem a razão”, justifica.

Para os que pensam em pedir demissão, o diretor-geral da Trabalhando.com separou cinco dicas:

1. É importante ser honesto, explicar qual o motivo verdadeiro de sua saída, entretanto, não utilize essa situação para falar tudo que acha de ruim na empresa. Foque em dizer apenas sobre suas razões pessoais;

2. Tente conversar com seu chefe em algum ambiente mais tranquilo e reservado, dessa maneira você se sentirá mais relaxado para conversar e expressar sua vontade;

3. Não pegue as pessoas de surpresa. É ideal falar com um pouco de antecedência e concluir seus projetos antes de sair. Caso seu chefe peça para você ficar mais um tempo, aceite o pedido, essa é uma maneira de manter um bom relacionamento e não fechar portas.

4. Discuta o assunto com sua família. Assim como você deve revelar sua decisão com antecedência no trabalho faça igual em casa. É importante ter o apoio da família e dos amigos na hora de tomar uma decisão desse tipo;

5. Faça um planejamento. Já tenha tudo em mente, de como você irá se manter financeiramente, com o que irá se ocupar e como encontrará um novo emprego.

SHARE
Previous articleA profecia
Next articlePelo uso consciente
[fbcomments]