O RH em transformação

0
700
Leyla Nascimento

Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional

Vivemos em um ambiente de mudanças organizacionais e de adequações, fruto da desaceleração econômica atual. Além disso, presenciamos as atuais exigências das novas gerações, que deixam claro que, para elas, trabalho é o complemento da garantia de qualidade de suas vidas. Esses são alguns pontos que nos obrigam a entender que as organizações e os profissionais atingirão resultados e alta performance quando o equilíbrio entre trabalho e vida for visto como prioridade.

Essa avaliação pode ser feita a partir da palavra-chave do evento organizado em junho, em Orlando (EUA), pela Society for Human Resource Management (SHRM): Transforme.

Esse conceito-chave chamou a atenção para a responsabilidade de mudarmos o que até então era considerado “modelo ideal” em nossa área e para as grandes mudanças que passam primeiramente pela capacidade de superação das pessoas diante das adversidades. O sentido de urgência que o CONARH 2014 traz, tendo como premissa o tema RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar, foi amplamente explorado nas 200 palestras da SHRM, que contou com a presença de 15 mil pessoas. Como exemplos, cito a palestra sobre as expectativas dos CEOs diante de um RH que atue nas mudanças e na cultura de inovação, ou mesmo as práticas apresentadas sobre os processos. Além disso, a questão da performance foi amplamente debatida. Tudo isso demonstra o alinhamento com o Brasil e o acerto dos cerca de 30 dos maiores executivos e especialistas do comitê de criação do CONARH, que há oito meses se dedicam ao trabalho voluntário de propor uma grade temática.

Tudo isso suportado pela mais alta tecnologia na realização de eventos. Nesse quesito, afirmo sem medo de errar que o CONARH está anos-luz à frente. A própria direção da SHRM, que realiza o maior evento de gestão de pessoas do mundo, reconhece isso. A inovação que o CONARH apresenta todos os anos nos auditórios das palestras e na Expo ABRH é, mundialmente, o que há de melhor. Ainda não vi nenhum congresso internacional apresentar um ambiente tão inovador para os congressistas, os patrocinadores e os visitantes. A 40ª edição do CONARH será um divisor de águas de um novo tempo, em que a urgência nos levará a gerar resultados inovadores, tendo como pano de fundo a essência do ser humano.

[fbcomments]