Gestão

O talento está em todas as gerações

Leyla Nascimento
10 de junho de 2015
Leyla Nascimento / Crédito: Divulgação
Leyla Nascimento é presidente da ABRH-Brasil / Crédito: Divulgação

Uma das barreiras em gestão de pessoas que foram demolidas pelo processo de globalização, nas últimas décadas, diz respeito ao talento. Mais precisamente sobre onde encontrá-lo. O advento da tecnologia, que contribui para aproximar ou conectar pessoas em todo o planeta, reforçou a resposta a essa angústia de muitas empresas: o talento que todos procuram está espalhado em todo o mundo.

E mais do que isso: o talento está em todas as gerações.

Cair na armadilha de associá-lo a uma ou outra faixa etária não é difícil. Talvez uma razão para essa falácia esteja em um atributo muito usado com esse conceito: potencial. Ele nos induz a pensar em algo a ser ainda realizado, entregue, confirmado. Dá uma dimensão de futuro, o que demanda a necessidade de um certo tempo a mais na carreira. Dessa forma, ficam fora do radar de muitos gestores os profissionais com mais experiência…

Acontece que essa mesma expectativa de tempo que a palavra potencial traz em si também pode ser aplicada a quem já traz consigo alguns anos de “estrada”. De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 o total de idosos será o equivalente a um terço dos 9,2 bilhões da população mundial naquela época. Os senhores desse tempo terão uma expectativa de vida de 87,5 anos, e as mulheres contarão com 92,5 anos em países desenvolvidos. No Brasil, a projeção é de 82 anos para os homens e de 86 anos para as mulheres. E como deverá ser o mercado de trabalho nesse futuro não tão distante?

Ajudar a área de recursos humanos a entender o chamado envelhecimento ativo, expressão criada pela OMS no fim da década de 1990, é um passo importante nesse sentido. Não são muitas as empresas que acordaram para essa questão e já colocam em prática ações que visam uma integração maior entre jovens e o pessoal da “melhor idade”. São essas empresas que, com talento, vêm descobrindo que o talento está em todas as gerações!

Leyla Nascimento
presidente da ABRH-Brasil

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail