Gestão

Olhar para o futuro

Leyla Nascimento
20 de setembro de 2013

Ao longo das últimas décadas, a área de recursos humanos assistiu a uma intensa onda de transformações. Vimos o mercado ter suas fronteiras quebradas com o avanço da globalização. Presenciamos a ascensão do valor do conhecimento. Passamos a sentir na pele a falta de talentos, numa guerra decodificada em um artigo escrito no fim dos anos 1990. Convivemos com estruturas mais enxutas e horizontais, com várias gerações compartilhando o mesmo espaço, ideias, experiências e, por que não, gerando alguns conflitos.

Ao longo desse tempo, desnecessário citar a evolução da própria área de recursos humanos e do perfil da gestão de pessoas. Do antigo departamento pessoal, do setor de relações industriais ao comando da área de gestão de pessoas, o profissional de RH dá, agora, um passo importante para a busca de novos desafios no papel de parceiro estratégico de negócios.

Nesta edição especial de aniversário da revista MELHOR, temos um pouco do que há de vir nas duas próximas décadas para esse gestor. Especialistas e executivos da área lançam seus olhares para o futuro a partir das mudanças vividas e colocam em nossa frente a necessidade de, mais do que nunca, repensar o perfil de liderança que temos, rever a qualidade e os vínculos entre empresas e profissionais, preparar as pessoas para um nível mais complexo de diversidade. E não apenas isso: a aproximação do RH cada vez mais do investidor propicia, em nossa opinião, não apenas a possibilidade de consolidar o poder de influência do profissional de RH do futuro, mas também maiores possibilidades de ver o tema “pessoas” ganhando mais destaque e presença nos conselhos de administração e, por que não arriscar, mais chances de conquistar o ponto mais alto de uma empresa.

Nas duas últimas décadas, ainda com o nome Ser Humano e depois MELHOR, nossa revista vem acompanhando e discutindo a evolução do RH no país, e antecipando suas principais tendências. Que venham os próximos 20 anos e que possamos confirmar, em nossas páginas, mais avanços de nossa área!

 

 

 

Leyla Nascimento
Presidente da ABRH – Nacional

Reprodução

 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail