Onde o novo não assusta

de Ricardo Humberto em 8 de agosto de 2012







Valle, da 3M do Brasil: “Sempre reconhecemos os funcionários por meio da inovação nas diversas áreas da empresa”

Incentivar o empreendedorismo de seus funcionários e dar liberdade individual para criar. Essas premissas não fazem parte de nenhum tópico de livro de gestão, mas da cultura de inovação que a 3M imprime no mundo corporativo ao longo dos anos. A companhia que inventou o Durex, a fita crepe e o Post-it, entre outros produtos que integram o cotidiano das pessoas, “convida” diariamente os quatro mil colaboradores de sua subsidiária brasileira a inovar conforme o próprio significado da palavra que o dicionário propõe: antecipar o futuro. Esse desafio diário se estende Í s 36 divisões de negócios nos segmentos em que a empresa atua: consumo e escritório; display e comunicação gráfica; elétricos e comunicações; cuidados com a saúde; industrial e de transportes e de produtos e serviços para proteção; segurança e limpeza. Para isso, a 3M concebeu no país uma verdadeira usina de ideias, formada por diversas plataformas tecnológicas que servem de apoio ao desenvolvimento de novos produtos para uma família de marcas já conhecidas dos consumidores, como Scotch, Scotch-Brite, Post-it e Nexcare.

O resultado dessa busca por novidades é reconhecido pela matriz da companhia, com sede em Minnesota, nos EUA, que vê a filial brasileira como uma das principais do grupo em capacidade produzida instalada, e responsável por fabricar localmente 70% do que é comercializado no mercado brasileiro. Mas toda essa excelência organizacional não surgiu como um coelho que sai de uma cartola; ela integra a própria história da organização fundada em 1902 e o DNA de sua gestão de pessoas. O pontapé inicial no incentivo Í  inovação e ao empreendedorismo ocorreu quando William McKnight, CEO da empresa entre 1949 e 1966, determinou o lema principal do que seria o futuro da 3M em todo o mundo: “contrate bons funcionários e deixe-os trabalhar em paz”.
Segundo Fernando do Valle, diretor de recursos humanos da 3M do Brasil, a companhia sempre se preocupou em valorizar os seus colaboradores, incentivar os talentos e, principalmente, fomentar a geração de novas ideias. “Sempre reconhecemos os funcionários por meio da inovação nas diversas áreas da empresa, seja na criação de produtos ou por novos processos de negócios”, destaca Valle.


Aposta em pessoas
O executivo conta que a gestão de pessoas é um ponto estratégico para possibilitar um ambiente de trabalho dinâmico que motive esse grande time a criar. “Acreditamos que alguns fatores são primordiais para nossa alta retenção de talentos, como a valorização do desenvolvimento de carreira, a busca pela qualidade de vida e o oferecimento de uma remuneração condizente com o mercado”, ressalta. Ele aponta alguns dos resultados dessa política voltada a pessoas: a satisfação dos funcionários e o engajamento nos mais diversos projetos, que influenciam positivamente nos resultados e no crescimento da empresa. Com essa cultura voltada Í  inovação, a 3M tem 25% de suas vendas originadas de novos produtos e já soma 45 mil patentes nos países em que está presente.

A companhia passou a ser reconhecida pela inovação presente em seus princípios, valores, processos e políticas alinhadas com o objetivo de transformá-la numa organização com crescimento sustentado por meio de produtos ímpares. “A criação de uma cultura de inovação depende fundamentalmente do compromisso da alta liderança com esse objetivo, pois, a partir dessa definição, o tema passa a permear todos os níveis da organização”, afirma Luiz Eduardo Serafim, gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil.  Ele destaca que transformar uma empresa em uma verdadeira “máquina de inovação” requer comprometimento de longo prazo em uma jornada que exigirá o estabelecimento claro de uma visão de futuro, a capacitação das lideranças e a criação de um ambiente de trabalho que estimule o empreendedorismo, a colaboração e a tomada de risco.

Para chegar a tais resultados, a subsidiária brasileira pensa no amanhã antecipadamente, identificando quais colaboradores possuem a capacidade de liderança com olhos para a inovação. Um dos principais processos, que melhor reflete o compromisso que a 3M tem com essa filosofia, é a avaliação anual de desempenho, que abrange 100% do quadro de colaboradores, incluindo as áreas operacionais. De acordo com Valle, essa análise permite mapear e identificar os colaboradores que mais se destacam para que a empresa possa preparar as futuras lideranças.


#Q#


Tolerância ao erro
Em diversas companhias, o erro implica o abandono de um projeto ou, até mesmo, o desligamento do funcionário. Mas, na 3M, um mantra que impulsionou a capacidade de inovar de seus funcionários é a tolerância ao erro, compartilhá-lo com diferentes áreas e dele, mais tarde, extrair um novo produto. É o caso de um projeto desenvolvido na década de 1960 de um adesivo para a indústria que, a princípio, não atingiu o objetivo esperado. Porém, após quase uma década de novas pesquisas e compartilhamento de ideias baseado num primeiro invento, a companhia lançou o Post-it, produto considerado um ícone pela indústria e utilizado em larga escala em escritórios. “Para nós, a inovação ocorre quando a criação foi absorvida e trouxe resultados para a companhia, porque foi comercialmente absorvida”, explica Serafim. Devido Í  atuação da companhia em diversos segmentos, os funcionários são incentivados a desempenhar atividades em múltiplas áreas e desenvolver novas habilidades na empresa. Isso também ajuda a criar e a fomentar o olhar diferente, a cultura de inovação. A busca pelo novo não se limita apenas a inovar internamente. Entender seus consumidores é outro dos desafios da empresa e que impulsiona a descoberta de novas possibilidades. E a melhor forma desenvolvida pela companhia para conhecer seu público consumidor foi envolvê-lo no processo de inovação.

Com esse objetivo, concebeu o Centro Técnico para Clientes (CTC), que disponibiliza 21 laboratórios com estrutura capacitada para desenvolver novas aplicações e testes de desempenho dos produtos. Trancar a sete chaves suas invenções seria um caminho fácil para a 3M, visto que ela desenvolve uma infinidade de projetos. Porém, esse não foi o caminho trilhado pela companhia, que levou para fora da porta a sua filosofia de muitos anos com a criação do 3M Inovação, espaço totalmente voltado para a troca de ideias e experimentos. E principalmente o que mais chama a atenção é a infinidade de sugestões que a companhia recebe em tempo real. 

E por falar em tempo, uma das principais lições que a companhia ensina nesses mais de 65 anos no Brasil, e um século nos EUA, é não se acomodar, não ter medo de arriscar e surpreender com o novo para conquistar cada vez mais clientes e admiradores da marca. 






Tempo livre (para criar)

Ao longo de sua história, a 3M coleciona diversas histórias de sucesso que evidenciam a vocação da empresa de se antecipar Í s novas tendências e incentivar seus funcionários a dispensarem 15% de seu tempo livre para empreenderem ideias voltadas ao crescimento da companhia. Um dos episódios que evidencia essa filosofia da 3M ocorreu quando um assistente de laboratório manipulava uma substância química e percebeu sua propriedade em repelir água. Ao levar essa descoberta para seu líder, foi incentivado a dedicar seu tempo a pesquisar e dessa dedicação surgiu o protetor de tecido Scotchgard, que se tornou referência no mercado e originou uma das principais linhas de negócios da organização. 







Mandamentos da inovação

Aprenda os 10 princípios que a 3M desenvolveu para manter a inovação como palavra de ordem

1 Delegue responsabilidades e prepare as lideranças

2 Estimule o empreendedorismo e reconheça os melhores

3
Assuma riscos e tolere o erro 

4
Esteja próximo do cliente

5
Incentive a colaboração 

6
Continue crescendo, com foco no futuro

7
Trabalhe pensando a curto e longo prazo

8
Aposte na diversidade

9
Desenvolva ao máximo suas competências básicas

10
Faça o que você mais gosta de fazer 







www.3Minovacao.com.br

Nesse endereço, é possível constatar como a marca faz, também, com que seus próprios consumidores e diversas comunidades compartilhem o que esperam da marca. O resultado é um verdadeiro brain-storm com o público, de onde surgem muitas inspirações como, por exemplo, um curativo adesivo equipado com chip que transmite informações do organismo, via Bluetooth, de pacientes idosos ou que façam tratamento residencial para algum hospital ou central médica. Existem até ideias para necessidades muito específicas, como a sugestão para que a 3M do Brasil crie uma caneta própria para a utilização em concursos públicos, que permita, num simples clique, marcar o gabarito final com um círculo.  



Veja mais:


> Entrevista com Anderson Rossi


> Pensata/ Dicas

> Ensaio


 

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