Gestão

Os 8 passos da abordagem ROI

22 de agosto de 2011

1 Mensurar e monitorar os dados do turnover e de retenção, de modo que se possa verificar onde a rotatividade acontece com mais frequência.

2 Elaboração da lista completa de custos do turnover, não só os diretos como os indiretos.

3 Diagnóstico da causa e das necessidades de melhorar a retenção. Esse é o passo que as empresas negligenciam com mais frequência. Muitas vezes, vemos gestores, executivos ou o RH falarem o que pensam sobre o que está causando o turnover e geralmente, ainda que seus pontos de vista tenham uma certa dose de verdade, a fonte mais confiável quanto às causas do turnover está nos grupos de talentos afetados.

4 Depois que a causa é identificada, é o momento de explorar o maior leque de soluções.

5 Momento de juntar as soluções com as necessidades.

6 Previsão do retorno do investimento da solução da retenção antes de implementar a nossa solução.

7 Implantada a solução, é a fase de calcular o ROI da retenção.

8 Hora de examinarmos o processo todo e ver o que pode ser melhorado.

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