Gestão

Os dez mandamentos do Management 3.0

de Redação em 1 de outubro de 2015

 

O mundo está mudando: novas tecnologias, visões diferentes ou conflitantes entre as gerações e conceitos sendo superados e atualizados. Como era de se esperar, essa efervescência chegou à gestão e transformou a área. “Se antes o modelo piramidal e alicerçado em hierarquias dava conta de estimular o crescimento, agora, os colaboradores querem participar e serem reconhecidos nas organizações”, diz Rafael Cichini, CEO da Just Digital, empresa especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, e presidente da Associação Drupal Brasil, uma plataforma de código aberto que permite facilmente publicar e gerenciar todos os tipos de conteúdo em sites. Para Cichini, cresce, portanto, a abordagem do Management 3.0, que mostra que a gestão não é responsabilidade dos gerentes, mas sim de todas as pessoas da corporação. Confira os dez mandamentos desta ideia, segundo ele:

â–ºDividirás as decisões: não centralize a tomada de decisões da empresa – os colaboradores precisam ser envolvidos e estimulados a darem opiniões nas mais diversas questões.

â–º Aplicarás nos valores da empresa: a cultura ágil precisa estar enraizada na cultura da companhia. Só assim é possível inserir novos formatos de gestão nas equipes.

â–º Compartilharás o conhecimento: troque experiências com os times e estimule o compartilhamento. Dessa forma, eles ganham confiança para resolverem problemas.

â–º Motivarás os colaboradores: faça com que os profissionais estejam envolvidos na cultura corporativa e fiquem confortáveis com todos os processos existentes.

â–º Envolverás os clientes: espalhe a cultura ágil para outros lugares. Assim, clientes e parceiros notam como é o modelo de gestão diferenciado da sua empresa.

â–º Estimularás o aprendizado: reserve um período da semana para que os profissionais possam aprender mais sobre os assuntos que envolvem o trabalho da companhia.

â–º Socializarás as equipes: uma gestão diferenciada passa pela perfeita comunicação. Promova a socialização da equipe, estimulando a conversa e a interação entre todos.

â–º Darás feedback quando pedido: obter retorno sobre o trabalho não pode ser um processo tedioso. Dê resposta sempre que solicitado pelo seu colaborador, para que ele saiba como está se saindo na empresa.

â–º Farás uma estrutura horizontal: mostre que cada um possui um papel e é importante para o sucesso da corporação. Não crie divisões e muito menos limitações.

â–º Focarás a vida social: o colaborador precisa ser feliz dentro e fora do escritório. Incentive que ele tenha uma vida social para sempre trabalhar com prazer.

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