Outubro Rosa: O mês do combate ao câncer de mama

0
1557
Outubro Rosa

Este mês, empresas e órgãos governamentais participam da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. Atualmente presente em vários países, o Outubro Rosa teve início nos EUA e tomou força em 1997 com ações direcionadas a conscientização e prevenção pelo diagnóstico precoce. Além do símbolo da campanha, que é um laço cor de rosa, vários monumentos do mundo são iluminados com a cor. Outras ações como corridas e caminhadas, campanhas de incentivo ao autoexame e realização de mamografias gratuitas são desenvolvidas por empresas e hospitais em prol da causa.

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é importante que as mulheres conheçam o seu corpo e caso perceba dor, mudanças ou nódulos nas mamas, que procure uma avaliação profissional. A realização do autoexame é fundamental para detectar possíveis problemas. A Melhor também apóia as ações realizadas no Outubro Rosa e por isso traz um passo a passo para a realização do autoexame

• Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

• Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

• Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

• Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.

• Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. (Informações do IBCC -Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer).

[fbcomments]