Gestão

Para elas ficarem mais bonitas

5 de Março de 2015
Beleza feminina / Crédito: iStockphoto

Nada melhor do que comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de Março) deixando-as mais bonitas e de bem com a aparência da pele, unhas, cabelo e, é claro com o figurino. Abaixo preparamos um guia, com dicas e conselhos de grandes profissionais da área de beleza, que prometem realçar ainda mais a beleza feminina seja no trabalho, em casa, ou em qualquer lugar. Confira:

Pele de pêssego
As mudanças climáticas podem afetar diretamente o estado natural da pele, por isso, para ter uma cútis de dar inveja são necessários alguns cuidados básicos para cada época do ano. Confira as dicas da dermatologista Samantha Enande, que ensina como manter a beleza da pele e também dos cabelos ao longo de todo o ano.

No verão – De dezembro a março é preciso cuidar da proteção da pele, por isso use filtro solar acima do fator 50. Nesta época não é indicado o uso de cosméticos com ácidos em sua formulação, pois eles podem causar manchas na pele.

No outono – De março a junho o tempo começa a ficar mais árido e é comum que os fios de cabelo caiam. É hora de investir em máscaras nutritivas para cuidar dos fios e recuperá-los dos danos da estação passada.

No inverno – O tempo seco e gelado entre os meses de junho a setembro favorece o ressecamento da pele. A hidratação deve ser intensificada, incluindo unhas e cutículas. É o momento ideal também para fazer procedimentos estéticos e retomar os cremes com ácidos. O FPS 30 não deve ser deixado de lado, mesmo para quem vai ficar dentro de casa.

Na primavera – Com as temperaturas em suave elevação, os meses de setembro a dezembro pedem hidratação e um tratamento completo para os cabelos, incluindo corte, tintura e muita hidratação.

Sempre – Independentemente da época do ano é preciso usar sempre filtro solar e uma boa espuma de limpeza para lavar e enxaguar o rosto. Remover a maquiagem antes de dormir e usar um creme que esteja de acordo com a faixa etária também são cuidados que devem ser adotados diariamente.

Beleza feminina - Cabelos / Crédito: iStockphoto
Crédito: iStockphoto

Força na peruca
Os cabelos são uma das partes do nosso corpo que mais sofrem, seja com as mudanças de clima ou com aquelas que impomos a eles. Seja pela falta ou excesso de cuidados, os fios e o couro cabeludo passam por diversas mudanças ao longo do ano (corte, coloração, ressecamento, quebra e queda dos fios), interferindo diretamente na aparência e vitalidade do cabelo. Conheça alguns cuidados que você deve ter com seus fios, e de quebra confira algumas dicas de penteados simples para o ambiente de trabalho, fornecidas pelo hairstylist do Jacques Janine Augusta, Nelliton Carvalho:

Preso ou solto? – “Para manter o cabelo preso no dia a dia é importante evitar o uso exagerado de produtos para modelar ou finalizar, pois usá-los em excesso pode causar oleosidade no couro e até o aparecimento de fungos, como a seborréia”, explica o especialista. Segundo ele, quem usa o cabelo preso diariamente deve lavá-lo no máximo a cada dois dias. “É essencial nunca prender os cabelos úmidos, pois isso prejudica a fibra capilar, podendo causar disfunções na sua estrutura interna e externa.

Penteados para:
Cabelos curtos – Texturize os cabelos com o auxílio de mousse modelador e pomada e prenda na lateral para evidenciar o rosto e dar um ar elegante e ao mesmo tempo descontraído. Para uma reunião, vale prender o cabelo para trás com um grampo.

Cabelos médios – Coques são boas opções para cabelos médios, mas é importante que o cabelo esteja limpo, pois, nesse tipo de penteado, a oleosidade fica bem aparente. Use uma pomada modeladora para fazer o coque, ele ajudará a eliminar o frizz. Uma boa dica para dar mais personalidade ao penteado é destacar a divisão/risca dos cabelos, que pode tanto no meio como na lateral. Outro truque para esse look é prender os fios com elástico de silicone para evitar que eles quebrem, fazer um rabo de cavalo, trançar e finalizar com um coque.

Cabelo longo – Quem tem cabelo longo pode apostar nos rabos de cavalo. Para este look, use uma pomada para reduzir o frizz e um elástico de silicone para prender. Quem tem um cargo mais formal no trabalho e precisa estar sempre elegante e impecável pode optar pelo rabo de cavalo baixo, com a risca bem destacada, no meio ou na lateral. Mas se quiser e puder optar por um look mais descontraído, o rabo de cavalo na altura do meio da cabeça com movimento e volume é uma boa opção. Para esse efeito, use um mousse, e, para finalizar, acessórios de cabelo, como presilhas vão muito bem.

Para durante e depois do trabalho – A vencedora do prêmio Cabelos & Cia, Neiva Pena explica que “para looks que precisam ser usados depois do trabalho, uma alternativa é usar o mesmo penteado com o acréscimo de algum acessório mais sofisticado como fivela, headband ou tiara.” A especialista indica ainda que o ideal é usar algum look que possibilite soltar os fios depois. “Um exemplo é o coque. Na hora de prender as pontas, ao enrolarmos com um acessório de coque rosquinha, quando solto os cabelos ficam com um ondulado definido muito bonito”.

#Q#

Especial Beleza Feminina - Unhas / Crédito: iStockphoto
Crédito: iStockphoto


Mostre suas garras

Assim como todo o resto do seu corpo, as unhas também necessitam de cuidados para se manterem bonitas e saudáveis. Mas com a correria do dia a dia, elas acabam ficando de lado, passando apenas por uma manutenção semanal. Segundo Sorraia Arraes, gerente de Marketing da Impala “atualmente as mulheres se preocupam não só com as cores tendências dos esmaltes, mas também com os cuidados fundamentais para que as unhas cresçam fortes e saudáveis. Para isso, é preciso cuidados diários com a alimentação, ingestão de líquidos e o uso de produtos de qualidade como: bases, cremes, removedores e esmaltes enriquecidos com ativos e com tecnologias de tratamento”. Confira alguns cuidados e dicas que você pode aplicar em sua rotina em prol da beleza e vitalidade de suas unhas:

Sem cor – “Se a empresa não permitir qualquer cor nas unhas invista nas bases, além de tratar elas também deixam as unhas com aspecto bonito e saudável”, explica Soraia.

Com cor – “Em ambientes mais formais, invista em cores clássicas e neutras. O nude é um tom elegante e que está em alta. Os tons rosados e os brancos com acabamento translúcido também são boas escolhas”, afirma a especialista. Segundo ela, “se a ocasião permite ser mais ousada, use cores que combine com sua personalidade e tom de pele, os vermelhos, vinhos e rosa queimado, que são marcantes e democráticos”.

Mais alguns cuidados
• Mantenha as unhas sempre bem lixadas e limpas;
• Use sempre base enriquecida com vitaminas (com ou sem esmalte por cima);
• Tenha o seu próprio kit com acessórios para unhas (alicate, lixa, espátula, etc.);
• Use cremes que hidrate as unhas e cutículas.

Especial Beleza Feminina / Crédito: iStockphoto
Crédito: iStockphoto

Invista em sua imagem pessoal
Sabe aquele ditado que diz “você é o que aparenta ser”? Então, ele está principalmente ligado a imagem pessoal. Ela não é formada apenas pelo que vestimos e sim por um conjunto de fatores físicos (higiene, roupa, cabelo, maquiagem, cuidado com a pele e unhas) e comportamentais (ética, relacionamento interpessoal, postura, etc), que nos fazem ser o que somos. Segundo Bia Kawasaki, consultora de Moda, palestrante e Stylist, o segredo não está na ‘beleza’ em si e sim na embalagem pessoal. “Faça com que o conjunto formado por seus cabelos, óculos, maquiagem, roupas, sapatos, acessórios, etc; venda seus atributos, criando uma melhor percepção em torno de sua marca pessoal”.

Para contribuir para a melhoria da sua imagem pessoal, confira as dicas da profissional sobre os tipos de looks e quando usá-los.

Look casual – Use um jeans de qualidade e esteja “social” da cintura para cima e nos pés também. Isso inclui sapatos de qualidade preferencialmente com saltos.

Look esportivo – Invista em uma sapatilha de qualidade, um bom jeans e camisetas descoladas, mas lembre-se de atentar-se ao seu público alvo. Clientes muito conservadores não vêem com bons olhos este tipo de visual.

Look Business/Formal – Invista em um traje social com Blazer. Existem atualmente tecidos tecnológicos capazes de fazer verdadeiros milagres com a temperatura externa. Vale à pena pesquisar.

Look Formal/Social – O traje formal feminino requer qualidade de tecidos e sapatos com pelo menos 3 dedos de salto. Invista num bom “tubinho” e em um lindo conjunto de tailleur (saia lápis + blazer acinturado). Lembre-se: Todas as mulheres do universo ficam mais bonitas e femininas de saias e vestidos. Mas o mais importante é atentar-se ao cabelo lavado e escovado, maquiagem caprichada.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail