Gestão

Para informar melhor

14 de julho de 2011

Uma das maiores fabricantes de filtros da América Latina, a Tecfil promete incrementar em 10% os investimentos em gestão de pessoas – no ano passado foram 800 mil reais. De acordo com Ricardo Brandão, diretor de administração e suprimentos, a empresa possui, atualmente, cerca de 20 programas que englobam desde a comunicação com o funcionário, planos de carreira e cursos e treinamentos. “E o objetivo de todos eles é a evolução constante de cada integrante da companhia, de qualquer nível hierárquico”, diz.

Pela concepção da Tecfil, todos os funcionários têm sua importância e podem colaborar para o sucesso do negócio. Para isso, segundo o executivo, a empresa mantém um diálogo aberto, valorizando as relações interpessoais e a comunicação entre todas as áreas, da direção ao chão de fábrica. Um desses canais é o Fale com RH. Por meio dele, o colaborador se expressa sobre qualquer assunto, sem a necessidade de identificação. A ferramenta registra uma média de 40 contatos por mês. Todos os questionamentos e comentários são respondidos pelo RH e as respostas são divulgadas no mural (veja mais ferramentas de comunicação abaixo). “Temos a preocupação de que todos tenham acesso às informações relativas à empresa, sejam elas estratégicas ou do cotidiano, abrindo a possibilidade para que todos os colaboradores questionem ou contribuam com novas ideias”, observa Ana Paula de Oliveira, gerente de desenvolvimento humano da Tecfil

Canais de comunicação
Café com RH: reúne profissionais de todos os níveis e departamentos para encontros informais e sigilosos com gestores de recursos humanos e, ocasionalmente, com a diretoria, além de promover a integração entre as áreas administrativa e fabril.

Reuniões de Respostas Rápidas: realizadas no início de cada turno, com duração de 20 minutos, procura garantir que todos tenham a oportunidade de expor suas dúvidas, queixas ou idéias.

Plantão do RH: encontros para atender os funcionários do 3º turno do setor de produção.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail