Para não dar gafe

    0
    135

    Você se preocupa como está sua imagem nas redes sociais? E não estamos falando se a sua foto está bonita ou não. O ponto é outro. Marcele Goes, consultora de imagem da Estilo Sob Medida, dá dicas de como se comportar nas redes sociais e no momento de escrever e-mails para não fazer feio no mundo virtual. Veja o que é etiqueta digital e dê um gás na sua imagem pessoal e profissional.

    Todo o cuidado deve ser tomado já que “ficamos a mercê da interpretação de textos e fotos”, alerta Marcele. Por isso, é preciso ficar atento para que seus textos publicados ou enviados por e-mail não sejam mal interpretados e acabem destruindo suas relações. “Este é o ponto crítico que pode detonar a boa imagem tanto na vida pessoal quanto na profissional”, diz a especialista.
     
    >1 Revise todos seus e-mails antes de enviar

    Tudo o que está escrito vira um documento que pode ser usado a favor ou contra alguém. Postagens em redes sociais, e-mails, torpedos, mensagens instantâneas, tudo isso é por escrito; leia e releia antes de pressionar a tecla “enviar”.
     
    >2 Cuidado com erros de português

    Aparentar falta de domínio do idioma nativo diminui a credibilidade do profissional. Por isso use sempre o corretor ortográfico para evitar que palavras escritas erroneamente sigam adiante. Também é importante colocar em prática a nova ortografia e evitar erros de concordância.
     
    >3 Seja cordial

    Esperamos sempre boa educação e gentileza, certo? Portanto, devemos dar o primeiro passo. Iniciar uma mensagem com saudações de bom dia, boa tarde, por favor e não esquecer do obrigada é uma maneira de deixar a comunicação mais leve.
     
    >4 Atenção Í s postagens indevidas

    Não faça postagens em páginas de redes sociais de pessoas ou empresas que você não conheça ou sem a autorização prévia. Muitas pessoas fazem isso na tentativa de usufruir dos contatos.
     
    >5 Seja transparente

    Evite ao máximo usar cópia oculta em e-mails, seja transparente e jogue aberto. Um ótimo sinal de que uma mensagem pode ser duvidosa é a necessidade de escondê-la de alguém envolvido no processo.
     
    >6 Ao negar, apresente uma sugestão

    Procure ser objetivo, principalmente ao se comunicar com diversas pessoas por e-mail. Não diga “não posso neste dia”, e sim “não posso e minhas opções de horário são A e B”.
     
    >7 Coloque-se no lugar do outro

    Ao inserir fotos em redes sociais, certifique-se de que todo mundo está bem. Ninguém deve estar de olhos fechados ou com expressões faciais incompletas (como quando a pessoa está no meio de uma palavra e a imagem foi capturada). Pense sempre se você gostaria de uma foto sua daquela maneira, então não faça com os outros.
     
    >8 Cuidado com postagens em redes sociais

    O perfil nas redes sociais funciona como um resumo da sua vida. Palavrões, palavras escritas incorretamente e fotos que deponham contra a imagem devem ser banidas. Ao escolher uma imagem, pense sempre que contatos importantes (pais, chefe, entrevistador de uma vaga de emprego) podem vê-la. Na dúvida, não faça.
     
    >9 Menos é mais

    Nunca esqueça de que as redes sociais são abertas, as pessoas podem acessar, baixar fotos, fazer de tudo com as informações disponíveis. Por isso, ainda vale a pena guardar a intimidade para as comunicações presenciais, com amigos verdadeiros e mais chegados.

    [fbcomments]