Para ver e aprender

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Melhor - Gestão de pessoas
Cerca de 20 mil pessoas passaram pelos estandes da EXPO ABRH 2012

Em quatro dias de evento, 20 mil pessoas passaram pela feira de negócios que acontece paralelamente ao CONARH. A Expo ABRH 2012 recebeu 123 estandes com o que há de mais novo e diversificado em produtos e serviços para o segmento de recursos humanos e gestão de pessoas. Este ano, as empresas expositoras investiram muito na decoração, tecnologia e atrações para chamar a atenção do público, incluindo personalidades como o ator Reynaldo Gianecchini e o ex-jogador Raí, que marcaram presença no evento. A Expo também se consolidou como espaço de intercâmbio de conhecimento. Foram dois auditórios livres, que receberam 52 palestras gratuitas oferecidas pelos patrocinadores; o Cine ABRH, onde filmes que foram sucesso de bilheteria foram analisados por diretores de RH sob a ótica da gestão de pessoas; o Giro de Negócios, com espaços temáticos que apresentaram soluções em tecnologia, consultoria, educação e qualidade de vida; e dois grandes estandes da ABRH-Nacional – o Espaço ABRH, onde as seccionais de todo o Brasil apresentaram temas básicos da área, e o Espaço Carreira, principal novidade do evento, que se propôs a falar sobre o futuro do país e o desafio da mão de obra qualificada, propiciando aos visitantes a oportunidade de fazer contato direto com as grandes universidades mundiais e conhecer o que há de mais atual para o seu desenvolvimento profissional. Confira a seguir algumas novidades apresentadas pelos expositores.

> Novos treinamentos, consultoria corporativa e coaching: estes são os serviços que o Idort apresentou aos profissionais de RH. “Inovação é a palavra-chave do momento. Precisaremos ser inovadores se quisermos reter os talentos dessa nova geração que valoriza a liberdade, que busca ansiosamente por novas experiências, que é crítica e desafia hierarquias e padrões”, ressalta Danilo Afonso, gerente de Marketing e Projetos do Idort. Para dialogar com talentos e profissionais de todas as gerações, a organização fez a opção por ferramentas informatizadas, mesmo contando com um espaço físico dentro do CONARH. Para isso, foram desenvolvidos aplicativos especialmente para o evento, que estavam disponíveis em tablets no estande, com temas como liderança, perfil de comportamento e carreira. “Alguns desses aplicativos serão verdadeiros instrumentos de autoconhecimento, e seus resultados foram posteriormente enviados àqueles que interagiram com eles durante o evento”, explica Afonso.

> A Dimep levou ao seu estande os principais equipamentos da empresa, com ênfase nos lançamentos DMP Face, Gab Duo, Vigipoint e o controlador de sirene Time NET / MD101PS. O DMP Face fornece alternativa mais higiênica para a marcação de ponto, sem necessidade de contato para a leitura de impressão digital, além do uso de cartões e crachás, já que utiliza o reconhecimento facial (biometria). A catraca Gab Duo possui um sistema de braços motorizados, que efetuam o giro automaticamente assim que o usuário inicia o seu acesso, por meio de sensores de presença. O Vigipoint II é um moderno sistema eletrônico de controle de rondas e rotas que, graças ao seu display, oferece informações de horário e localização do próximo local a ser verificado durante o momento da ronda, além de gerar relatórios das rondas efetuadas. O controlador de sirene Time NET / MD101PS é um relógio de tempo real interno, que garante precisão de 1 minuto por ano, com possibilidade de configuração de senha de acesso e programação para até 100 horários de toques distintos, além de programação de até 100 datas para bloqueio das saídas de acionamento (feriados). Também foram expostos os equipamentos Printpoint II e Miniprint, os mais novos relógios da Dimep, desenvolvidos especialmente para atender à Portaria 1.510, do MTE, que disciplina a jornada de trabalho por meio de ponto eletrônico.

> O CNA apresentou seus cursos voltados para os profissionais. O CNA Fast, com duração de quinze meses, se compromete a levar o estudante que possui apenas noções básicas da língua inglesa ao nível pré-avançado. Voltado para a necessidade do conhecimento do idioma estrangeiro dentro do ambiente corporativo, o programa simula situações cotidianas do ambiente de trabalho em que o profissional se vê forçado a se comunicar em inglês, seja oralmente ou por escrito. A proposta é que ao término do curso o aluno seja capaz de participar de reuniões, encontros e demais compromissos que sejam conduzidos em língua inglesa. Outro curso lançado é o CNA Hello, focado em quem deseja trabalhar no setor de serviços ou turismo receptivo durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, como profissionais de redes hoteleiras, garçons, taxistas, vendedores e atendentes do comércio varejista. Nesse caso, o curso possui somente um módulo de estudo (com 40 horas) e uma abordagem direta, dando ênfase à comunicação oral e às principais necessidades do profissional ao lidar com o turista estrangeiro.

> A PRIS Tecnologia lançou um novo software para RH, o Options Report. O produto tem como principal função simplificar o processo de remuneração que envolve ações das companhias, incluindo os que são feitos por opção de compra de ações. “O software faz uma série de cálculos que auxiliam a empresa a gerir todo esse processo e que normalmente é feito pela área de recursos humanos e controladoria. Com o programa, é possível, por exemplo, saber quais funcionários possuem ações da empresa e em quanto tempo poderá ser exercido o direito de venda ou compra do título por determinado empregado”, explica Daniel Elói Santos, um dos sócios-fundadores. Outra vantagem, segundo ele, é a transparência de todo o processo, pois o próprio funcionário tem acesso ao sistema, podendo monitorar como estão suas ações. O software ajuda, ainda, a controlar esse tipo de remuneração na contabilidade da companhia.

> A OdontoPrev está comemorando 25 anos e aproveitou a ocasião para reforçar seus produtos e diferenciais de mercado. O público pode conferir como funcionam a metodologia para o desenvolvimento de soluções customizadas, o software exclusivo para gestão da saúde bucal, o sistema de gestão de qualidade e risco, os canais diferenciados de atendimento, bem como as políticas institucionais de sustentabilidade e promoção à saúde bucal da companhia. “Eventos como o CONARH são uma excelente oportunidade de nos aproximarmos ainda mais do público de RH, contribuindo para o seu desenvolvimento humano e profissional”, afirma Renato Velloso Dias Cardoso, diretor de desenvolvimento de mercado da empresa.

> O destaque da SEGUROS UNIMED foi o novo serviço agregado ao Seguro Saúde, o Saúde em Harmonia, que visa a promoção ou melhoria na qualidade de vida dos colaboradores por meio da adoção de hábitos saudáveis. O serviço engloba ações de reeducação alimentar, antitabagismo, estímulo de práticas esportivas e atividade física, além de combate e prevenção ao estresse, gestão da saúde e orientação ao colaborador. “O CONARH é o espaço ideal para ouvirmos as expectativas para esse serviço. É de RH para RH”, avalia a superintendente de gestão de pessoas da companhia, Rosana Balote. O Saúde em Harmonia já foi testado pela Seguros Unimed, que este ano foi premiada pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), por incentivar os colaboradores da seguradora a mudarem comportamentos, prevenirem doenças e adotarem hábitos de vida mais saudáveis.

> A Ticket apresentou seu programa de apoio à alimentação saudável do trabalhador, nos moldes do que já é praticado pela companhia na Europa. O Avante, como é chamada a iniciativa, pretende integrar lanchonetes e restaurantes, empresas clientes e os usuários dos cartões Ticket Restaurante e Ticket Alimentação em prol da melhoria da qualidade das refeições fora de casa, visando à nutrição mais equilibrada e qualidade de vida. “Só em 2011, conseguimos impactar cerca de 15 mil pessoas por meio de nossas ações no CONARH e ainda gerar 750 mil reais em parcerias via Benefício Club, nosso clube de vantagens aos usuários Ticket. É um evento muito importante para nosso relacionamento, por isso o consideramos a plataforma ideal para o lançamento do programa Avante”, explica Rodrigo Cândido, gerente de marketing e comunicação da Ticket.

Melhor - Gestão de pessoas> O destaque da Totvs foi seu portfólio de soluções que atendem aos processos de controle de acesso integrado à administração de pessoas, gestão de desempenho, gestão de documentos e rede social corporativa; e-learning integrado à administração de treinamento e gestão de indicadores de recursos humanos para medir e acompanhar a evolução da área e da gestão. Entre outros benefícios, o portfólio da empresa voltado ao segmento de RH permite a redução dos riscos de infração à legislação; o aumento da produtividade com redução dos gastos e a diminuição dos prazos do RH; direcionamento dos custos de treinamento para melhor capacitação dos colaboradores e tomada de decisões imediatas por meio de informações gerenciais em tempo real.

> Expositora na feira pelo 4O ano consecutivo, a Ser demonstrou suas soluções voltadas à gestão do capital humano, que contribuem para que as empresas de diferentes segmentos desenvolvam programas de capacitação, valorização e retenção de talentos. A plataforma contempla o treinamento, a gestão e a estratégia dos recursos humanos, com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos profissionais e seu desempenho na organização. De acordo com Sergio Falsarella Jr., diretor executivo da SER, o atual momento do mercado de trabalho no Brasil fará com que as empresas invistam mais em programas de retenção e valorização de profissionais nos próximos anos. O executivo ressalta que um dos principais benefícios das soluções de gestão de capital humano é contribuir para o processo de treinamento e formação de líderes.

> A Senior, desenvolvedora de software para gestão, lançou o aplicativo Simplificador RH. No estande, os visitantes puderam conhecer o sistema por meio de iPads e simular diversas situações reais vivenciadas pelas organizações. Ao responder às enquetes, os usuários receberam um panorama com os principais desafios encontrados por sua empresa. Além disso, vídeos com duração média de um minuto indicam quais módulos da solução Senior são mais adequados para simplificar os processos produtivos, garantindo agilidade, eficiência e confiabilidade na tomada de decisões.

> A Alelo apresentou seu novo sistema para gestão do vale-transporte – o Portal dos Usuários – que já está disponível aos clientes. O novo sistema totalmente automatizado, via web, permitirá que os colaboradores façam a gestão e acompanhem o status de seus próprios pedidos de vale-transporte. Com mais de 600 operadoras cadastradas no portal, totalizando mais de 2.500 itinerários em todo o país, a nova plataforma vai possibilitar que o usuário pesquise itinerários, linhas de ônibus, faça consulta do crédito do cartão, além de trazer notícias sobre o setor de transporte coletivo, como tarifas, reajustes e novas linhas. Outros serviços, como a segunda via do cartão, também poderão ser solicitados pelo próprio usuário. Em linhas gerais, a ferramenta servirá como canal de comunicação entre o colaborador e a área de recursos humanos, que terá toda autonomia para autorizar as solicitações dos empregados. Isso deve reduzir consideravelmente o trabalho do RH das empresas, que até então tinha de fazer toda a gestão do vale-transporte, fornecer informações e orientações e aprovar os pedidos de todos os colaboradores.

 

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