Gestão

Pesquisa inédita traça o perfil e comportamento do profissional de RH no Brasil

28 de Janeiro de 2015

Um estudo recente realizado pela consultoria Carreira Muller e divulgado com exclusividade para a Melhor trouxe um panorama geral dos profissionais de RH do Brasil, com informações úteis sobre quem são, onde trabalham, seus principais hábitos e o que farão na área para os próximos anos. Todo o Estudo foi desenvolvido com base nas mais de 1.000 empresas que compõem o relacionamento da Carreira Muller, com mais de 3.000 profissionais envolvidos em todo o território nacional. As empresas são brasileiras e algumas com capital de outros países.

No que diz respeito à idade desses profissionais, os que se encontram no nível de assistentes possuem idade média entre 18 e 25 anos (56,25%), já os analistas são um pouco mais velhos, com idade entre 31 e 35 anos (30,66%) assim como também os de nível de coordenação (25,49%). Os especialistas na área estão entre 36 e 40 anos (23,81%) e os supervisores entre 31 e 35 anos (31,58%). Entre gerentes e diretores a faixa etária fica entre 46 a 50 anos, sendo 34,48% diretores e 22,32% gerentes.

O estudo mapeou também como anda o benchmark na área de RH e constatou-se que 51,12% dos gestores, independente do cargo, estão frequentando grupos de RH, porém ao analisar o perfil desses profissionais, o maior índice de frequência está entre supervisores, coordenadores, especialistas e gerentes. Entre os RHs que estão online e conectados em algum tipo de rede social, o estudo foi quase unânime, chegando a 100% de uso em profissionais de 18 a 25 anos e 90% para aqueles acima de 51 anos. Das redes sociais pesquisadas, o Linkedin é onde eles estão mais presentes, independente da faixa etária, seguido pelo Facebook, Instagram, Google +, Youtube e twitter.

Sobre as fontes de conhecimento e busca de informações sobre a área, as mídias sociais também ganham, representando 68,86%. As revistas estão em segundo lugar com 64,91%, seguido pelo Google com 61,18%, sites de consultoria com 57,02%, mídias online com 40,57%, 25,44% jornais, entre outros.

Confira o vídeo abaixo, produzido por Emerson Correia Costa, gestor de Marcas da Carreira Muller com outros dados da pesquisa e novas abordagens sobre o universo dos profissionais de recursos humanos.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail