Pesquisa mostra tempo médio entre primeiro contato e contratação

Divulgação
26 de novembro de 2014

Uma pesquisa recente divulgada pela Catho traçou um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais brasileiros, levantando o tempo entre o primeiro contato com a empresa até o recebimento da oferta de emprego. Em 2007, o tempo de demora do processo seletivo, para metade dos entrevistados, era de até 2,7 semanas. A média foi caindo até chegar a 1,4 semanas em 2014. Analisando apenas os dados de 2014, o percentual de pessoas que levaram menos de 1 semana entre o primeiro contato e a contratação foi a grande maioria, com 38,4%, já os que levaram de 1 até 2 semanas foi de 26,3%, totalizando 64,7% dos entrevistados.

O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários).

“Os processos de avaliação do candidato devem obedecer algumas etapas, que vão desde a apresentação do perfil profissional e pessoal do candidato ao RH, passa pela aplicação de testes técnicos, até a conversa com gestores diretos, além de possível aplicação de dinâmicas. Embora seja possível realizar esses processos em 2 ou 3 etapas, a avaliação deve ser feita com calma para que a otimização do tempo não resulte em um erro na escolha do candidato”, informa Luís Testa, head de Estratégia e Pesquisa da Catho.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail