Pontos da agenda

Leyla Nascimento
8 de Abril de 2014
Leyla Nascimento
Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional

Ao escolher como tema central do CONARH 2014 RH urgente! Ousar, inovar e performar, nós, da ABRH-Nacional, queremos propor ao profissional de recursos humanos uma atenção mais detalhada para alguns itens de sua agenda. Nas últimas décadas, a quantidade de demandas a que esse gestor foi exposto reflete não apenas o grau crescente de complexidade do mundo corporativo, mas também é um sinal, inequívoco, de que a área de RH alargou seu campo de atuação.

Nada mais natural, em meio a um turbilhão de ações, que algumas preocupações fiquem soterradas no dia a dia. São como brasas dormidas que, quando menos se espera, podem acender novamente a fogueira. Para quem está preparado, isso pode servir como combustível para mudanças; para os menos atentos, o início de um grande problema.

Um exemplo desse tipo de brasa é a preocupação em criar na empresa uma cultura de sucessão. O tema, velho conhecido de praticamente todas as companhias, volta e meia aparece na forma de dor de cabeça para os gestores, e de todas as áreas, quando alguém tem de ser promovido ou, pior, quando alguém pede para sair da empresa. E não precisa ser o “zero-um”. Quem está preparado para assumir? Poucos. Pensar em sucessão vai além de criar um programa que permita o preenchimento rápido de uma vaga, é pensar a empresa no futuro, é olhar para a companhia muitas e muitas agendas à frente.

Nesse sentido, é necessário, também, preparar o profissional de RH para essa jornada. Ajudá-lo a ousar e a inovar para que tenha, como consequência, uma performance além do esperado faz parte da agenda da ABRH-Nacional. Assim, criamos oportunidades de conhecimento e atualização, como o CONARH, e demos, recentemente, um passo importante ao firmar uma parceria com a Society for Human Resource Management (SHRM), entidade norte-americana, e com o Human Resource Certification Institute (HRCI), também dos EUA, para oferecer aos nossos gestores de RH um programa de certificação.

#L# São instituições renomadas que se juntam a nós no desafio constante de melhorar a condição de nossos profissionais, de desenvolver a gestão de pessoas em nosso país, para, assim, fortalecermos nossas empresas e, também, nossa sociedade. Esses são pontos importantes da agenda de quem se preocupa com o futuro do Brasil!

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail