Prêmio Ser Humano

6 de dezembro de 2013

Em clima de suspense e comemoração, o Grande Auditório do 39º CONARH foi palco da entrega do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2013. Criado pela ABRH-Nacional para destacar e reconhecer as melhores iniciativas de desenvolvimento do capital humano, o prêmio foi entregue ao longo do dia 20 de agosto, em três etapas, antes das palestras magnas. A classificação Ouro, Prata e Bronze só foi revelada no momento da premiação. Confira os vencedores:

MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS
Categoria Empresa
Ouro
Algar Universidade de Negócios -Academia de Vendas: Estratégia do Grupo Algar para Alavancar Negócios (MG)
Prata
Braskem – Operador 2020: Aprender a Fazer para Fazer Sabendo! (BA)
Bronze
Rede Bourbon de Hotéis & Resorts – Escola Bourbon de Hotelaria – Uma Proposta de Educação Corporativa (PR)

Categoria Profissional
Ouro
Clara Naomi Omaki – Redução Radical do Uso de Papel no Processo de Concessão de Férias (SP)
Prata
Andrea Moreira de Castilho Koppe – Formali-Formação de Lideranças Inclusivas (PR)
Bronze
Silvio Broxado – Como Criar uma Política de Treinamentos nas Organizações (PE)

Categoria Acadêmica
Ouro
Alyne de Oliveira Soares – Mercado de Trabalho para Detentos: Dificuldades para Ressocialização (Faesa-ES)
Prata
Vanessa Ferreira – Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional – Percepção (Fundação Pedro Leopoldo – MG)
Bronze
Eliane Sereno de Mattos Cabral – Fatores Condicionantes da Atração e Retenção de Profissionais e suas Âncoras de Carreira: Um estudo com engenheiros recém-formados de uma empresa construtora de obras de infraestrutura de Minas Gerais (Fumec-MG)

MODALIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Categoria Empresa Cidadã
Ouro
Itaipu Binacional – Educação Financeira para o Consumo (PR)
Prata
Instituto GRPCOM – Serviços e Cidadania (PR)
Bronze
Brasilux- O Trabalho que Reacende (SC)

Categoria Organizações do Terceiro Setor
Ouro
Instituto Alpargatas – Educação pelo Esporte: Projeto Social Vivenciado na Escola Pública (PB)
Prata
Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (RS)
Bronze
Yamaha Motor da Amazônia -Oficina Escola Mecânica de Motocicletas (AM)


 

Os jurados
Sob a coordenação de Maria Sampaio, membro do Conselho Consultivo da ABRH-Nacional e sócia-diretora da MS&A Consultoria Empresarial de Recursos Humanos, a premiação de 2013 teve como jurados:

> César Souza, presidente da Empreenda; Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos; Fabio Rocha, diretor da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade; Gênia Porto, gerente de Premiações da ABGC -Associação Baiana para Gestão; Isabela Gomes de Oliveira Navarro, professora de pós-graduação da Faculdade Social da Bahia; João Francisco de Carvalho Pinto Santos, sócio-diretor da The Key -Prosperar na Nova Economia; Maria Cristina Costa, diretora da Sisgen Consultoria em Gestão de Negócios; Neyde Vernieri, diretora-presidente e coordenadora de Projetos da RH Hipermídia Assessoria em Informática; e Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work do Brasil.

 

> Encerram-se no dia 21 de junho as inscrições para a edição 2013 do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia. As questões que hoje mais têm impacto na atuação da área de Recursos Humanos ganham ênfase nesta edição. A ABRH-Nacional, promotora da premiação, traz como principal novidade a criação de categorias que contemplam temas como inovação, clima organizacional e educação. Confira:

> MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS – EMPRESAS
Categoria Ambientes corporativos saudáveis e qualidade de vida
Iniciativas de empresas em prol da criação e manutenção de um ambiente de trabalho sadio, do ponto de vista físico e psicológico.

Categoria Inovação
Ações de RH focadas no desenvolvimento e fomento de uma cultura de inovação na organização ou que promovam a inovação na própria área e em gestão de pessoas.

Categoria Comunicação
Ações, projetos e programas em RH ou seu trabalho na criação ou desenvolvimento de canais de comunicação e cientes da empresa com todos os stakeholders, em especial os colaboradores.

> MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS – PROFISSIONAIS
Categoria Ambientes corporativos saudáveis e qualidade de vida
Iniciativas do profissional de RH focadas na manutenção de programas que visem a um ambiente de trabalho sadio, tanto física quanto psicologicamente.

Categoria Inovação
Ações promovidas ou elaboradas pelo profissional de RH para o desenvolvimento e fomento de uma cultura de inovação na organização ou ações que promovam a inovação na própria área e em gestão de pessoas.

Categoria Comunicação
Ações, projetos e programas elaborados pelo profissional de RH na criação ou desenvolvimento de canais de comunicação eficientes da empresa com todos os stakeholders, em especial os colaboradores.

> MODALIDADE GESTÃO DE PESSOAS – ACADÊMICA
Categoria Graduação
Trabalhos de conclusão de curso ou projetos de pesquisa de alunos de cursos de graduação com enfoque em aspectos relevantes ou de interesse da gestão de pessoas.

Categoria Pós-Graduação
O mesmo critério aplicado a alunos de cursos de pós-graduação – especialização, mestrado, mestrado profissional, doutorado e MBA.

> MODALIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL – EMPRESA CIDADÃ
Projetos sociais desenvolvidos por empresas.

> MODALIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL – INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Categoria Área de Saúde
Ações ou projetos de instituições do terceiro setor voltados para a melhoria da condição de saúde física e psicológica do público que atendem.

Categoria Área de Educação
Ações ou projetos de instituições do terceiro setor com enfoque na formação, capacitação e preparo do público que atendem.

Categoria Área de Inclusão
Ações ou projetos de instituições do terceiro setor que promovam a inclusão de pessoas não apenas no mercado de trabalho, mas em todo o contexto social em que vivem.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail