Principais dicas de etiqueta no trabalho: qual o segredo?

Da Redação
20 de Abril de 2017

Habilidades comportamentais são essenciais para ingresso
e ascensão no emprego, segundo especialista

Na hora da entrevista, a capacidade técnica conta muitos pontos para a contratação. Porém, a habilidade comportamental também determina o ingresso no emprego e a ascensão na trajetória profissional. Para auxiliar nesta tarefa, a professora e coordenadora de pós-graduação da Anhanguera de Bauru, Michelle Godoy de Mattos, elenca cinco dicas de etiqueta no trabalho.

Dica 1: o profissional deve pesquisar e ter conhecimento sobre a cultura da organização, ou seja, como a equipe está estruturada, quais os costumes que fazem parte da história da instituição, como as pessoas se comportam e se vestem e como é o dia a dia de trabalho no local de trabalho.

Dica 2: etiqueta é um conjunto de regras para o trato com as pessoas, que são estabelecidas a partir do bom senso de cada profissional. No ambiente de trabalho, o objetivo é viver com cordialidade e segurança na convivência social, ou seja, é essencial conhecer a si próprio e a cultura do ambiente em que vivemos. Roteiro para o autoconhecimento:
• Quem é você?
• Quais características o tornam uma pessoa interessante e especial?
• O que faz? Qual sua formação?
• Qual sua imagem perante os demais?
• O que tem a oferecer?
• Quais seus pontos fortes e habilidades?
• Quais são seus pontos a desenvolver?
• Sua imagem pessoal e profissional está adequada com os princípios da instituição a qual você representa?

Dica 3: use o celular de acordo com as regras da empresa e trate os colegas de trabalho com atenção e educação.

Dica 4: no uso das redes sociais, não levante assuntos polêmicos sobre a empresa em que trabalha; não poste fotos que comprometam a integridade pessoal e profissional. Tenha o máximo de cuidado com a imagem pessoal, para que não comprometa suas funções no trabalho.

Dica 5: a vestimenta de trabalho deve transmitir conceitos e códigos de valores da organização, portanto, conheça a cultura da empresa e respeite o ambiente de trabalho.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail