#FMRHTECH

Profissional do futuro quer empresas “mais provedoras”

Estudo mostra preferência dos colaboradores por empresas com programas de desenvolvimento e variedade de benefícios. Respeito à vida pessoal no modelo híbrido também é um desejo dos entrevistados

de Redação em 21 de dezembro de 2021
Executivos de frente, posando para a foto. Crédito: Pressfoto/ Freepik.com Pressfoto/ Freepik.com

Pesquisa recente da NTT Data e da Chazz Design, braço de negócios da companhia, ouviu 3,2 mil executivos em 10 países, revelando desejos dos colaboradores em relação às empresas e as habilidades desejadas em líderes e equipes nos próximos anos. Resultados foram apresentados no Fórum Melhor RH Tech, em novembro, e analisados por Diego Selistre, Head de Pesquisa e Estratégia da Chazz Design, e Leylah Halima, Diretora de Talento e Transformação da NTT Data.

No estudo, capacidade de adaptação,  flexibilidade, capacidade de relacionamento e comunicação e inteligência emocional foram considerados essenciais a qualquer profissional (com adaptação e comunicação liderando o ranking, para 50% e 44% dos entrevistados,  respectivamente). A sensibilidade, contudo, surgiu como característica relevante, e não como fragilidade, como até então era vista no mercado de trabalho.

“Poderosos soft skills devem gerar poderosos hard skills”, entende Selistre, da Chazz Design. Procura-se no profissional, segundo o executivo, “sensibilidade em relação a tudo”. “Uma capacidade de entender-se, entender o contexto e entender os outros”, explica.  “A gente está na era da ‘reaprendizagem’. É preciso ser sensível, estar aberto, entender que não se sabe tudo, que o processo de aprendizado é constante”, ressalta.  

Em relação às lideranças, também se espera maior sensibilidade, de acordo com o levantamento: 54% dos entrevistados sobre o tema querem líderes que tenham boa capacidade de relacionamento com a equipe; 39%, que ele tenha a capacidade de identificar que seu liderado não está bem; 40% desejam líderes que trabalhem junto às suas equipes, que realmente façam parte delas.

Avanços tecnológicos, desejos tradicionais

Por meio da pesquisa, verificou-se que já havia um investimento das companhias para a transformação digital antes da pandemia, mas evento acelerou esse processo, com 97% dos profissionais preferindo o modelo híbrido de trabalho.

Constatou-se, também, que, apesar da digitalização acelerada, colaboradores têm desejos tradicionais – querem fazer parte de “empresas mais provedoras”, como observa Leylah, da NTT Data.  Cerca de 68% querem companhias que invistam em sua educação e desenvolvimento, e 45%, aquelas que forneçam benefícios como plano de saúde e de previdência.

Cerca de 81% dos colaboradores esperam, contudo, que as empresas respeitem a sua vida pessoal, um reflexo do momento em que a casa teve de ser adaptada para escritório, quando o home office não foi uma opção, mas algo compulsório.

Trending “Profissionais do Futuro – A vez e a voz da sensibilidade”, com Leylah Halima, Diretora de Talento e Transformação da NTT Data, e Diego Selistre, Head de Pesquisa e Estratégia da Chazz Design

Olhar positivo

Leylah destaca que, na sondagem inicial do estudo, em maio de 2021,  ainda em cenário de forte pandemia, palavras como “ansiedade”, “preocupação”, “incerteza” e “medo” eram comuns entre os executivos ouvidos. “Na pesquisa de campo, porém, o resultado foi totalmente diferente. Justamente por serem parte desse momento desafiador, os profissionais têm desejos mais positivos para o futuro”, entende a executiva. Em torno de  47% deles o enxergam com otimismo;  28%, com esperança; 27%, repletos de confiança.


Para Leylah e Selistre, pergunta que fica como reflexão sobre os insights trazidos pelo estudo é se as empresas vão estar adaptadas aos profissionais e líderes do futuro, com a mesma abertura, flexibilidade e, sobretudo, sensibilidade vistas como fundamentais para os colaboradores.

Saiba mais

Fórum Melhor RH TECH é promovido pela Plataforma Melhor RH. Quer conferir todos os debates e conversas do evento?

Clique aqui para assistir ao conteúdo completo

Oferecimento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail