Carreira e Educação

Profissional em período de experiência deve provar que foi a escolha certa

Da Redação
18 de junho de 2015

No Brasil, o arrependimento após uma contratação é quase uma certeza durante a carreira de um profissional de recursos humanos. A cada dez diretores de RH brasileiros, nove afirmam já ter contratado colaboradores que não atenderam às suas expectativas. No mundo, este número é de 7,5 gestores, segundo a mesma pesquisa, conduzida pela consultoria Robert Half. Para demonstrar que a contratação foi correta, os profissionais devem ficar atentos ao período de experiência.

Os primeiros três meses em uma empresa são cruciais para definir se você terá uma carreira de sucesso na corporação. Por isso, a Robert Half preparou dicas de como agir para “fincar sua bandeira” em um cargo.

Primeiro mês – Procure conhecer os colegas, a estrutura da empresa e, principalmente, o histórico de ações feitas por outras pessoas que já ocuparam seu cargo. É importante esclarecer as metas da empresa para aquele ano e as expectativas para seu trabalho.

Segundo mês – Para garantir pequenas vitórias e reconhecimento logo no início, trabalhe em projetos de curto prazo. Se comprometendo em excesso e não entregando o que promete, o colaborador pode ganhar pontos negativos.

Terceiro mês – Na última fase do período de experiência, é importante consolidar suas realizações e mostrar qual seu estilo de trabalho. Para “fincar bandeira” neste cargo, não se pode descuidar também do relacionamento com os colegas.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail