Carreira e Educação

Qual o perfil de profissional mais buscado no mercado de trabalho?

Pesquisa da Universidade Braz Cubas revelou o perfil dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho

Da Redação
13 de Abril de 2018

O mercado de trabalho anuncia vagas, exige cada vez mais do candidato, as transformações tecnológicas mudam hábitos e modelos de trabalho. Tudo isso está mudando muito as relações do trabalhador com o trabalho, na busca dele por um emprego e construção de uma carreira, e também no caso da empresa, que busca por um profissional qualificado.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Braz Cubas revelou o perfil dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho. A instituição ouviu, nos últimos dois anos, dezenas de empresas – de médio e grande porte – e reuniu cerca de 40 habilidades e competências que precisam ser estimuladas por quem deseja conquistar as melhores posições no mercado de trabalho. Juntas, as empresas ouvidas empregam mais de 20 mil pessoas.

Segundo o representante de relações institucionais da Braz Cubas, José Maria, na pesquisa foi realizada uma compilação para poder trabalhar de forma mais objetiva com os alunos do curso de administração, por exemplo. Mas que, muitos destes itens, podem ser adequados para profissionais de outras áreas do mercado de trabalho.

Em ordem, abaixo estão as dez principais habilidades e competências:

1. Solução de problemas – pequenos ou complexos
2. Trabalho em grupo
3. Facilidade de Comunicação
4. Pensamento crítico
5. Criatividade
6. Iniciativa
7. Instrução, conhecimento técnico
8. Liderança
9. Inteligência Emocional
10. Capacidade de negociação

Não são todas e, talvez, nem a maioria dos profissionais que as dez competências, porém, existem muitos caminhos que o profissional pode encontrar para obter estas habilidades.

A pesquisa é a base da organização do novo modelo de curso de Administração da instituição, e levanta  algumas das habilidades e competências mais importantes que as empresas esperam ou buscam de um profissional. Por isso, o profissional que está em busca de um novo espaço no mercado de trabalho, que deseja crescer e alavancar a carreira, é importante estar atento às transformações e novas exigências do mercado.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail