Gestão

Quando é hora de mudar

30 de Abril de 2014
Crédito: Getty Images

“Apegados ao tradicional ‘sempre foi feito assim e deu certo até hoje, por que fazer diferente agora?’, muitos dos empresários não sabem a hora certa para deixar o conservadorismo de lado e partir para uma administração mais atualizada e dinâmica”, explica o coach e consultor empresarial Maurício Seriacopi.

Ele comenta que a maioria dos empresários que têm o perfil citado resiste em abrir a administração de seus negócios por acreditarem que o sucesso do passado garantirá o futuro. Para Seriacopi, esses executivos têm também a preocupação exacerbada com os concorrentes diretos – aqueles que atuam no mesmo segmento – enquanto que o maior perigo está na concorrência indireta e na ineficácia dos processos internos. E não ficam atentos aos processos tecnológicos, colocando-os no hall de vilões do negócio. Para não deixar chegar a esse ponto e perder, além de espaço no mercado, muitos talentos, fique atento às dicas do coach para saber a hora de mudar:

1.Observe, em seus concorrentes diretos, qual o perfil de profissional que eles estão recrutando e contratando. Isso pode demonstrar que eles já estão se preparando para uma nova tendência.

2. Observadas as devidas diferenças culturais, territoriais e econômicas, manter-se antenado com o que acontece em outros países pode ser excelente alternativa de referência para o mercado futuro.

#L# 3. Aprenda a analisar o contexto do seu negócio. Observe os erros e acertos de outras empresas, para que isto não se repita na sua organização. 

4. Abra mão do sentimentalismo e torne a empresa profissional, desapegando-se de coisas, ideias e valores ultrapassados por meio de uma transição responsável, contando com a colaboração de profissionais competentes, internos ou consultorias.

5. Entenda claramente a diferença entre obter lucro na exploração dos clientes e obter lucro ajudando e servindo as pessoas com paixão e amor. 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail