Gestão

Quatro dias para contratar os talentos certos

de em 12 de novembro de 2015
 Contratação

Segundo Juliane Yamaoka, gerente geral da Efix, a ausência de profissionais qualificados em um cenário de crise de longo prazo, como essa que se desenha agora no país, levanta o sinal amarelo dentro da organização. “Por isso a tendência é que, agora, as empresas tentem manter seus quadros inalterados, investindo em melhoria salarial, políticas de benefícios, e capacitação de pessoas. A questão é que formar um bom time começa na contratação, e é aí onde a maior parte das empresas peca”, relata. Confira as dicas da especialista para fazer uma contratação correta e reter os melhores talentos:

1. Seleção sem pressa – É preciso antes de tudo avaliar o perfil de cada candidato antes de efetivar uma contratação. Contratar no desespero pode ser o pior erro para a empresa, pois isso pode gerar prejuízo. O ideal é começar avaliando a aderência do perfil do profissional à cultura organizacional da empresa, e se os objetivos de carreira e motivadores profissionais e pessoais estão alinhados com os rumos da corporação.

2. Estabeleça as regras do jogo – Um dos problemas da pressa na hora de contratar é não estabelecer de forma clara e transparente quais são as atribuições, deveres e direitos do profissional. O que é esperado dele? Quais são as competências que ele precisará desenvolver? Qual é a contrapartida da empresa? É necessário que o gestor tenha todas as essas informações, de forma organizada. Por “todas as informações” entenda também que é preciso deixar claro ao profissional seu salário, seus benefícios, políticas de remuneração, promoção, entre outras.

3. Faça as perguntas certas – Muitas vezes o selecionador, na pressa, acaba deixando de lado o que é mais importante: ouvir o profissional na entrevista. É preciso preparar-se para fazer as perguntas certas, e tentar compreender uma série de fatores importantes para a contratação, que vai desde o comportamento desse profissional, até seu estilo de trabalho, valores éticos, entre outros.

4. O comportamento é o aspecto mais importante – Não importa quais sejam as habilidades técnicas do profissional que você quer contratar: se ele não tiver as habilidades comportamentais necessárias para integrar-se à sua cultura organizacional, dificilmente essa contratação vai funcionar.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail