Gestão

Relacionamentos mantidos em dia

de Redação em 5 de outubro de 2015

O lema da Scapol Distribuidora é “paixão em tudo que faz”. Uma paixão que começou em 1987, em Votorantim. Nesse ano, Edson Scapol fundou a empresa logo depois de se “aposentar” após mais de 20 anos de trabalho na multinacional J&J. Na época, tinha poucos recursos, mas uma boa ideia e um espírito empreendedor. Esses ingredientes foram suficientes para dar início aos trabalhos. Sempre preocupado com a qualidade do atendimento, com as questões legais e éticas, contava com sua competência e com o comprometimento de três funcionários para vender e distribuir os produtos da J&J. Um ano após a empresa ser criada, Edson faleceu, deixando para seus filhos os princípios que nortearam a continuidade do empreendimento. De lá para cá, a Scapol Distribuidora conta com uma forte presença no Estado de São Paulo: são 131 funcionários e mais de sete mil pontos de venda atendidos entre supermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e conveniências, espalhadas em mais de 250 cidades.

Além de inspirar nos colaboradores a paixão em tudo que fazem, a empresa cuida para que o relacionamento com eles seja excelente. É dessa forma que o orgulho de pertencer ao time ganha força.

A Scapol trabalha com o sistema “portas abertas”, no qual a área administrativa trabalha em conjunto em uma sala única para facilitar o dialogo entre os departamentos. Todo e qualquer funcionário que desejar conversar, sugerir, opinar etc. encontra portas abertas para essa finalidade. Além disso, são realizadas reuniões com as equipes de trabalho ou com um funcionário específico como o Café com RH, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e as reuniões de departamentos.

E por falar em departamentos, vale lembrar que a empresa conta com diversos grupos mistos de funcionários, com representantes de todos os departamentos.

A Scapol Distribuidora acredita que são as pessoas que formam a organização e, junto com cada grupo, procura tomar decisões mais assertivas que envolvem a todos. Juntos analisam, sugerem, aprovam e decidem. Os funcionários são responsáveis por grande parte do processo de tomada de decisões. Além disso, nas reuniões de Café com RH, todos os funcionários internos participam, dando sugestões, comprometendo-se com a execução das ideias apresentadas.

Pelo exemplo 
Para criar o orgulho entre os funcionários, não há conselhos e sim exemplos. Exemplos que “vêm de cima”. A empresa acolhe, respeita, ouve, é transparente, valoriza, elogia, ensina, acompanha, incentiva projetos sociais e assim todos se sentem verdadeiramente parte da empresa.

Arlene Scapol, diretora administrativa

 

Boas práticas 
â–º Trocando Ideias: é um momento em que são reunidos grupos de dez funcionários internos para conversar sobre qualquer assunto que não seja a vida profissional. É uma oportunidade para cada um conhecer um pouco mais sobre a vida do colega. Esses encontros são bimestrais e acontecem, geralmente, na área externa da empresa para que todos possam se desligar do trabalho.

â–º Café com RH: evento mensal, com todos os funcionários internos. É nesse momento que acontecem treinamentos diversos, dinâmica em grupo, vídeo para debate, trabalho em equipe para sugestões de pontos a melhorar e a elogiar.

 


A Scapol Distribuidora trabalha com produtos Johnson & Johnson, Adidas, Desodorantes Playboy, entre outros. Recentemente, desenvolveu a marca (própria), Loopy de brinquedos para cães e gatos.

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