Gestão

Resoluções de ano novo

Víctor Martínez*
16 de dezembro de 2011




Thinkstockphotos
Os profissionais que desejam prosperar em suas carreiras devem se ater a duas palavras: foco e determinação. Em um primeiro momento, é preciso que a pessoa analise quais são seus reais objetivos e onde deseja chegar. O foco serve para criar o plano, depois disso, é hora de contar com a insistência e a perseverança para chegar lá.
 
É preciso, também, avaliar o perfil de profissional que as empresas buscam para o futuro. Profissionais capazes de realizar o que é pedido e de entregar resultados mensuráveis são cada vez mais valorizados. Investir em seus diferenciais, capacitar-se e ter em mente que o aprendizado é algo que acompanha toda a vida também é essencial.
 
A seguir, algumas dicas para serem avaliadas no processo de crescimento na carreira em 2012:
 
1 Avalie-se objetivamente. Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles impactam em sua carreira? O melhor caminho para o desenvolvimento é identificar os talentos, investir neles, desenvolvê-los e aperfeiçoá-los até se transformarem em pontos fortes. E, em paralelo, trabalhar as limitações que eventualmente possam prejudicar o desempenho.
 
2  Como foi sua evolução profissional e social nos últimos três anos? O que aumentou, melhorou, modificou-se de modo positivo para você? 
 
3  Sua empresa ou negócio tem um plano para 2012? Qual é esse plano? Como você se encaixa nele?
 
4  Desenvolva projetos relacionados com os planos da empresa. Pratique a iniciativa. 
 
5  Aprenda cada vez mais sobre tecnologia, atualize-se. É imprescindível buscar, usar e fomentar o uso de tecnologia de ponta, além de decretar sua própria obsolescência e partir para patamares mais altos de tecnologia.
 
6  Crie ou participe de grupos de discussão tecnológica, mas com algum complemento social também. Busque socialmente a companhia de seus pares e seus superiores.
 
7  Na medida do possível, participe socialmente, aceite os convites de seus subordinados, é uma excelente prática de liderança. 
 
8  Partilhe conhecimento, seja visto como recurso. 
 
9  Delegue, arrisque-se mais, procure seguir sua intuição. 
 
10  Olhe para cima e veja o que você pode fazer para ajudar seu chefe a ser promovido. Busque as responsabilidades mais altas e faça a mesma coisa para baixo, estimule e compartilhe as suas responsabilidades também. Forme um substituto para que você também possa ser promovido.
 
*Víctor Martínez é especialista em treinamentos comportamentais, projetos de recursos humanos e avaliações pessoais e CEO da Thomas Brasil.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail