Reuniões malfadadas

de em 12 de fevereiro de 2014







Realizar menos reuniões equivale a ter mais dinheiro em caixa? Por incrível que pareça, essa foi a conclusão de um  estudo  conduzido pela Triad Consultoria que revela que o desperdício que se tem com esses encontros improdutivos é de, aproximadamente, 500 mil reais anuais a cada 100 funcionários. Para fugir dessas arapucas sem objetivos e deixar de gastar Í  toa, confira as dicas de Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade e CEO da consultoria:

1) Estabeleça previamente os objetivos da reunião

Evite ao máximo convocar uma reunião de última hora. Para que ela seja produtiva, todos os participantes devem estar bem preparados e esclarecidos sobre o motivo da convocação e os temas que nela serão discutidos.


2)Convoque certo

Analise o motivo do encontro e convoque as pessoas que realmente forem indispensáveis para tratar sobre o assunto proposto. Algumas vezes, há pessoas que não precisariam estar ali naquele momento e poderiam aproveitar para fazer outras coisas.


3)Abra a reunião clarificando os objetivos

Inicie lendo o objetivo e a pauta da reunião.
Certifique-se de que todos os presentes agregam algo ao tema e que concordam no tempo proposto para a discussão.

4)Utilize um relógio no centro da mesa

Um dos principais desafios para os condutores que começam a aplicar essas técnicas é o controle do tempo da reunião. Assim, todo o grupo será conscientizado e se preocupará com o tempo.


5)Registre a memória da reunião

Para evitar que a conversa se perca ou fique prolixa, convém registrar as principais ideias discutidas na reunião e os próximos passos.


6)Avalie o processo

Após a reunião, faça uma pesquisa com os participantes sobre como foi a condução da reunião, pois isso ajudará você a aprimorar sua técnica.






Percurso


> Tetra Pak do Brasil


LUCIANA MENDES passa a ocupar o cargo de diretora corporativa de recursos humanos da empresa. A executiva, que ocupava o cargo de partner de RH para vendas, marketing e áreas corporativas e que iniciou sua carreira na companhia em 2007, assume o lugar de Aluisio Ragazzi Fonseca, que assumiu a vice-presidência de processing systems. O executivo ocupava o cargo de diretor corporativo de recursos humanos desde 2011.

> SulAmérica


O conselho de administração da SulAmérica nomeou GABRIEL PORTELLA para a presidência da companhia. Ele vai substituir Thomaz Menezes, que comandava a seguradora há três anos e decidiu deixar o grupo para se dedicar a projetos pessoais. Portella é economista e está na companhia há 29 anos. Nos últimos quatro anos, comandou a vice-presidência de saúde e odontologia da seguradora, que
responde por 70% do faturamento da empresa. 

> Rede D´Or São Luiz


O médico HEŔCLITO BRITO DE GOMES JR. assume o cargo de CEO da rede de hospitais D´Or São Luiz. Formado pela Universidade Federal da Bahia, ele iniciou sua carreira no setor como cirurgião geral, passando para a área de gestão, com especialização em saúde ocupacional, administração hospitalar e mestrado em negócios pela Coppead UFRJ. Antes de assumir o comando do grupo, o médico presidiu as empresas Bradesco Saúde e Qualicorp.





Remuneração


> Brasileiros em alta

O Brasil continua a oferecer relevantes aumentos salariais para seus executivos. Essa foi uma das descobertas da pesquisa salarial global da Robert Walters. De acordo com o estudo, os executivos brazucas receberam um aumento de 8% em 2012. A pesquisa apontou ainda que os países que melhor recompensaram seus executivos foram o Vietnã e a Indonésia, com aumento de 10%. Alemanha, EUA, França e Reino Unido apresentaram taxas de 5% ou menos. Japão, Holanda e Espanha não apresentaram mudanças salariais.





Mercados &t CIAS.

> Quer saber onde, como e quanto vai custar o seu próximo almoço executivo? Pois bem, a Sodexo lançou uma  plataforma on-line  que poderá auxiliá-lo nessa tarefa. O canal permite incluir o valor do benefício diário de refeição e a região (bairro, cidade e estado) onde a alimentação será realizada. Na sequência, o internauta recebe as informações dos preços praticados pelo mercado nas mais diferentes regiões do país. Também é possível gerar relatórios e recebê-los por e-mail. “Nosso principal objetivo é informar o consumidor sobre os preços das refeições em todo o Brasil e auxiliá-lo no melhor uso do seu cartão de benefícios, seja ele alimentação ou refeição”, comenta Raquel Trindade, diretora comercial da companhia.



> A Intralinks Holdings Inc., provedor global líder em tecnologia de gerenciamento de conteúdo e soluções de colaboração entre empresas, anunciou as aquisições da MergerID e da PE-Nexus, duas plataformas de fornecimento on-line para o mercado de fusões e aquisições. Com essas aquisições, a Intralinks oferece agora uma solução única end-to-end para gerenciamento de todo o ciclo das transações estratégicas, desde preparação do acordo, comercialização e fornecimento até a diligência e a execução. “Esse acordo é uma ótima notícia para os membros atuais da MergerID e da PE-Nexus, bem como para os clientes existentes da Intralinks que terão acesso a uma solução integrada que abrange o processo completo de gestão de negócios”, disse Ron Hovsepian, CEO da Intralinks.





Mercado de trabalho


> Emergentes, mas não divergentes


O que há de comum entre os países que compõem o bloco dos Brics e o grupo das economias fortes (G7)? De acordo com a pesquisa Hays global skills index, que funciona como uma espécie de termômetro do mercado de trabalho no mundo, há uma semelhança nos dados desses dois atores econômicos. A média geral dos Brics ficou em 5,3, muito parecida com o grupo de países formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA, que é de 5,2.





Clima


> Sorrir para espantar os males

Assegurar o sorriso da equipe é a principal ferramenta para garantir alta produtividade. A afirmação é de David Smith, autor do livro Asda magic – The seven principles of building a high performance culture (algo como A magia de Asda – Os sete princípios para construir uma cultura de alta performance, em livre tradução para o português). Como diretor de RH da cadeia de supermercados Asda, Smith definiu algumas bases corporativas que geram paixão nos empregadores por meio de ações que garantem um clima de “have fun”. Veja alguns dos segredos de Smith, que o ajudaram a fazer com que 93% dos colaboradores afirmassem amar trabalhar na companhia:

> Empregue pela atitude e treine as habilidades
> Tenha uma boa comunicação
> Ouça os empregados
> Mantenha um estilo de gestão e liderança eficazes
> Exclua pessoas de baixa performance e incentive os talentos
> Reconheça os esforços da equipe

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