RH: 5 motivos para contratar um estagiário

Entenda como transformar falta de experiência profissional e a juventude em um diferencial

Da Redação
17 de Março de 2018

Servir cafezinho, cometer erros memoráveis ou ser um mero aprendiz são estereótipos ultrapassados para a figura dos estagiários. As vantagens de incluí-los à equipe vão muito além do baixo custo. É a aposta em novas pessoas que abre a porta para a novidade e a inovação, fazendo o negócio crescer. Confira 5 razões que comprovam esses benefícios:

Mais flexibilidade

O estágio pode ser o primeiro trabalho de muitas pessoas, o que é uma boa oportunidade para ensinar o estagiário em seu desenvolvimento profissional. “Um estudante pode ser visto como uma página em branco, no sentido de não ter vícios, então é mais fácil orientá-lo e fazer com que ele siga os processos da empresa”, comenta Beatriz Caromano, especialista de produto e projeto da plataforma de recrutamento Estagiários Online.

O estagiário veste a camisa da empresa

Ao perceber a sua evolução, o funcionário se sente cada vez mais parte da equipe que o acolheu e abriu as portas para colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade. Além disso, ao reconhecer a aposta da companhia no seu crescimento, a ligação pode ser maior e fazer com que o membro do time se dedique ainda mais para o progresso da empresa.

Ele também traz a inovação

Ver as coisas de “fora da caixa” é uma forte característica dos jovens, algo extremamente positivo no momento de inovar e quebrar tradicionalismos em ambientes profissionais. “Eles acabam trazendo novas ideias e enxergam caminhos os quais pessoas que fazem a mesma coisa por muito tempo não se questionam mais”, aponta a especialista do Estagiários Online.

É possível acompanhar o desenvolvimento profissional

Ao ingressar no ambiente de trabalho, ainda inexperiente, o estagiário aprende tudo na companhia. Então, é mais fácil para o empregador mensurar o crescimento dele, ter maior percepção quando ele estagna e corrigir algum erro no processo. Tal proximidade gera maior confiança e aumenta as chances de efetivação, por exemplo.

Mais vitalidade e energia para equipe

O equilíbrio entre experiência profissional e o conhecimento atualizado é fundamental para o time. “Por ainda estar na faculdade o estagiário traz conhecimentos renovados, como ações de social media e visão do atual mercado, por exemplo. Além disso, ele contagia a empresa e outros funcionários com a sua vitalidade e vontade de conquistar resultados”, finaliza Beatriz.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail