Gestão

Sair da caixa

Laira Seus
2 de setembro de 2014
Laira Seus / Crédito: Divulgação
Laira Seus é vice-presidente de educação corporativa da ABRH-RS

A Ser Essencial vem, como sempre, recheada de assuntos que são atrativos para todo o público de RH e todos que se interessam por “gente”, pois entendemos que nossa missão como instituição voltada para o público que se interessa por gestão de pessoas deve sempre focar assuntos que interessem a todos aqueles que se preocupam, que investem e que praticam o tema. Um aspecto desafiador que não deixamos de falar um dia sequer são os polêmicos assuntos de carreiras: o que praticávamos e tínhamos em nosso escopo de atuação como políticas e práticas de RH está aderente ao que os jovens precisam e buscam nos dias atuais? Nossos planos de cargos e salários com as classificações, pontuações, grades salariais, tempos necessários para méritos, promoções ou movimentações, ferramentas que há muito tempo vêm sendo utilizadas, são suficientes para atrair e manter satisfeitos, motivados e felizes os jovens que estão entrando ou que já fazem parte do mundo corporativo? Não acredito que nossas ferramentas estejam inovadoras; hoje, o maior desafio do profissional de RH é a capacidade de se reinventar, de “sair da caixa” e pensar em novas formas de gerir pessoas, sem esquecer o simples, ou seja, conhecer suas equipes, respeitar, desafiar, não ter medo e resistência ao novo.

Não falávamos em diversão, bom humor, felicidade nos ambientes de trabalho, ou se usávamos essas expressões: tudo era muito “subjetivo”. Hoje, quem não se preocupa com esse fator: “o prazer de trabalhar”, que o jovem procura e que expõe claramente? Essa necessidade conseguirá ter esse jovem produzindo, agregando, engajado nas organizações? E por que somente os jovens? As gerações mais maduras não precisam ter esses fatores em suas carreiras, suas vidas profissionais? Por que somente os jovens precisam disso? Eu preciso e você também.

Com todos esses novos “contextos”, a ABRH-RS vem trabalhando para ajudar nesses novos posicionamentos, pensamentos, inovações… e falando em inovações, teremos este ano o primeiro CONGREGARH no interior. Temos, há alguns anos, uma expansão da atuação para esse público e neste ano inovaremos com o CONGREGARH CONEXÃO 2014 em Passo Fundo, nos dias 4 e 5 de setembro, que abordará a Simplicidade na era da complexidade. No interior também teremos, em Santa Cruz do Sul, no dia 2 de junho, o Fórum de Gestão de Pessoas que tem como tema Liderança , como pensar, agir e superar os desafios da gestão.

Nesta edição, também poderá conhecer um pouco mais sobre o Fórum de Relações Trabalhistas, que ocorrerá em 5 de agosto. Nele, discutiremos o tema e-Social: desafios e consequências. Nossos cursos de formação também estão recheados de atrações: estamos preparando mais novidades para este ano. Nosso desafio é sempre buscar possibilidades de desenvolvimento, sempre oferecendo o melhor para nosso público.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail