Santo de casa faz “gestão”

Da Redação
23 de agosto de 2017

Para centralizar todas as informações sobre os 230 colaboradores em um único sistema, empresa cria seu próprio aplicativo

O Mercado Eletrônico, empresa de comércio eletrônico B2B, desenvolveu internamente um aplicativo para realizar a gestão de seus colaboradores de forma individual e personalizada. Chamado de Gente & Gestão, ele centraliza as informações de cada colaborador, como currículo, avaliações de desempenho, prêmios conquistados, movimentações de áreas e cargos, aspirações profissionais e outros dados importantes. Além de facilitar todas as ações da área de recursos humanos, o aplicativo auxilia o desenvolvimento da carreira dos colaboradores da empresa, já que oferece uma visão geral do desempenho do profissional ao compilar as informações.

“Temos 230 colaboradores e melhorar a visibilidade de cada um e promover, de forma proativa, seu desenvolvimento profissional são prioridades para nós. Isso porque nosso principal valor é o lema Pessoas em primeiro lugar”, conta Adriana Oliveira, gerente de RH do Mercado Eletrônico. “Mas, centralizar todas as informações e automatizar os processos é um grande desafio. Por isso, optamos por desenvolver internamente o app. A área de RH, junto com a equipe de analistas, especificou todas as funcionalidades e criou um sistema que atende às necessidades atuais e ainda possibilita evoluções com facilidade e rapidez”, completa.

O desenvolvimento do aplicativo contou com a tecnologia App Builder, do Mercado Eletrônico. Ela permite criar apps sem a necessidade de desenvolvimentos complexos. Sendo assim, em apenas uma semana o sistema estava pronto para operar.
Além do RH, todos os colaboradores têm acesso à aplicação – os profissionais conseguem manter seus dados cadastrais atualizados, acompanhar metas definidas em avaliações de desempenho, atualizar o currículo e aspirações profissionais e, ainda, agendar conversas com o RH para falar sobre plano de carreira e desenvolvimento profissional. Todos esses dados permitem ao RH realizar e acompanhar os colaboradores com mais proximidade. Assim, é possível agilizar o entendimento das expectativas de cada pessoa e definir ações de crescimento profissional dentro da empresa.

“O app nos apoia nas questões mais básicas, como ter o cadastro do colaborador atualizado, até as mais complexas, como mapear profissionais prontos para uma promoção, pessoas que desejam mudar de área ou que têm expectativas profissionais de curto prazo. Isso porque todos têm a possibilidade de incluir suas aspirações e solicitar uma conversa conosco com facilidade”, conta Adriana. “Além do valor para o RH, é importante que todos os nossos colaboradores tenham em mente que essa plataforma facilita e aproxima o contato para que todos expressem suas necessidades e se sintam à vontade para conversar conosco sobre os planos de carreira. Assim, todos conseguem atingir suas expectativas e se mantêm motivados o tempo todo”, diz.

Avaliações de desempenho

Adriana, do Mercado Eletrônico: acompanhar o colaborador mais de perto

Desde fevereiro deste ano, todas as avaliações de desempenho são realizadas pelo aplicativo. Para novos colaboradores, em período de experiência, há um questionário após 30 dias na companhia para apontar as primeiras percepções e, depois de 75 dias, o gestor realiza uma avaliação para decidir se o profissional está apto a continuar ou se precisa de alguma capacitação extra para exercer suas atividades.

Passado o período de experiência, a cada seis meses é feita uma nova avaliação por parte do gestor e definido com o colaborador um plano de ação com metas para o período seguinte. “Todo esse processo nos tomava muito tempo, papéis e espaço de armazenamento; por isso, passou a ser realizado totalmente no sistema. Automatizamos questões operacionais e conseguimos trabalhar mais estrategicamente”, explica a executiva de RH. “Apenas o feedback dos gestores será pessoalmente. Afinal, esse momento de dar um retorno ao colaborador sobre seus pontos fortes e a desenvolver é de suma importância para desenvolver o profissional e conquistar maior performance.”

O aplicativo também auxilia os gestores que podem extrair informações das avaliações de desempenho de sua equipe e acompanhar os planos de ação definidos no feedback presencial. Alguns assuntos são de visualização restrita do RH, como as aspirações profissionais. Embora todas as informações sobre o colaborador estejam no mesmo sistema, a ferramenta possui inteligência para permitir acessos diferentes em cada caso.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail