Sempre há o que comemorar

0
513

Na Unimed Missões, a celebração faz parte do dia a dia. E não se comemoram apenas os bons resultados. Os aniversários dos funcionários também são motivo para juntar as pessoas para comer e beber, além, é claro, dos dias festivos do calendário tradicional. E, como não poderia deixar de ser, no dia do amigo também tem festa na empresa.
Tanta comemoração exige um time dedicado à organização dessas festas todas. “O time de eventos é formado por dez colaboradores, que são responsáveis por todos os eventos de celebração, desde a ideia até a realização”, conta Maranilda Monteiro, supervisora de RH e subgerente da companhia.

Para ela, o ponto alto do calendário da empresa é a Festa de Comemoração de Conquistas. “Acontece há mais de seis anos, foi adotada para celebrar com as pessoas as conquistas da organização e agradecer a elas pelo comprometimento e dedicação”, conta. Na ocasião, os profissionais recebem presentes e camisetas personalizadas.

Maranilda também destaca a confraternização de Natal como uma das mais importantes do calendário. “Nesse dia, é realizada uma retrospectiva do ano e a diretoria faz agradecimentos para seu quadro de colaboradores”, acrescenta a supervisora.

Além dessas grandes comemorações, todo o mês, na primeira sexta-feira, acontece uma “reunião almoço”, que é coordenada pela alta direção e realizada nas dependências da cooperativa. A diretoria, com todos os colaboradores, participa do time de cozinheiros e aproveita o encontro para fazer uma revisão dos acontecimentos do mês, repassar informações, felicitar os aniversariantes e premiar ideias aprovadas no banco de ideias.

A cada três meses, a Unimed Missões também reúne os funcionários para o Chá dos Aniversariantes. Além disso, sempre que acontece a contratação de profissionais, é promovido um café da manhã, no qual os novos colegas são apresentados e têm a oportunidade de falar sobre as suas expectativas em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. Ambas as comemorações contam com a presença de membros da alta direção.

No Dia do Trabalho, que é feriado, mas os profissionais da Unimed Missões não ficam em casa: comemoram juntos em festa oferecida pela empresa. E no dia do amigo, dois meses depois, 20 de julho, é promovida a campanha Abrace um Amigo, que tem como objetivo incentivar a amizade e integração entre as pessoas, despertando valores de parceria e solidariedade. Mais de 30 colaboradores da cooperativa circulam no evento distribuindo abraços e palavras de carinho e amizade. Nos dias das mães e dos pais, é claro, também são promovidas celebrações.

Mesmo com essas práticas, a Unimed Missões não vai parar por aí. “Anualmente, essas ações são analisadas no momento de revisão do planejamento estratégico da cooperativa.

Quando se definem os orçamentos, definem-se também quais melhorias serão implementadas”, diz Maranilda.

Confiança
Além de celebração, esses encontros todos têm muita conversa e, talvez, esse seja um dos motivos pelos quais exista confiança no ambiente de trabalho da Unimed Missões. Maranilda acredita que o fato de a cooperativa possuir um sistema de trabalho que busca envolver constantemente as pessoas nas decisões, facilitando o acesso à informação e obtenção de resposta rápida, também contribui para isso. “Acreditamos em nosso quadro de colaboradores e compartilhamos com eles todas as informações. Eles colaboram com informações para a formulação das estratégias e depois para a implementação das mesmas. É uma relação de confiança entre ambas as partes, e faz com que as pessoas também se sintam responsáveis pelos rumos escolhidos pela empresa”, diz a executiva.

O envolvimento dos profissionais começa no planejamento estratégico, que é desenvolvido em três etapas. A primeira é a da formulação das estratégias, na qual todos participam elaborando a matriz e buscando informações para a análise de cenários, em reuniões de pré-planejamento. Do evento de planejamento estratégico participam a diretoria, as lideranças e alguns colaboradores, que representam os demais.

A segunda etapa é o desdobramento das estratégias de todas as áreas da cooperativa. Nesse momento, todos os colaboradores são convidados a participar. O objetivo é promover o envolvimento e o comprometimento com as estratégias desenvolvidas e aprovadas. E, finalmente, a terceira etapa é o planejamento da medição do desempenho, da qual os colaboradores também participam, analisando os resultados obtidos e opinando sobre as metas futuras.
A Unimed Missões possui poucos níveis hierárquicos, o que propicia a flexibilidade, a agilidade e o compartilhamento de conhecimentos. Mesmo assim, reunir-se com o chefe é simples. Diariamente, das 13h às 15h, os profissionais da empresa têm acesso à diretoria para sanar dúvidas ou expor ideias e projetos de melhorias para a cooperativa. 

Os supervisores que integram a liderança estão na cooperativa em tempo integral e se envolvem diretamente no desenvolvimento dos processos de trabalho, o que incentiva o colaborador a expressar suas ideias e tirar suas dúvidas, promovendo, assim, uma comunicação saudável. Outra iniciativa que propicia o ambiente de confiança é a avaliação de desempenho dos supervisores, que todos os funcionários fazem. Eles também podem fazer sugestões em relação ao cumprimento de normas, cultura da qualidade e clientes a qualquer momento que julgarem necessário, junto à gerência e ao RH. (Vinícius Cherobino)

Eventos para todos

Confira algumas das celebrações da Unimed Missões

– Festa de comemoração de conquistas: acontece no final de cada ano.

– Confraternização de Natal: foi o primeiro de todos os eventos realizados. A família dos funcionários também participa.

– Reunião almoço: todo mês a diretoria participa do grupo de cozinheiros, faz a revisão dos acontecimentos do mês, repassa informações, felicita os aniversariantes e premia ideias aprovadas no banco de ideias.

– Chá dos aniversariantes e Café da manhã: realizados a cada três meses, para parabenizar os aniversariantes e realizar a integração de novos colaboradores, respectivamente.

– Dia do Amigo: empresa promove campanha Abrace um Amigo com o objetivo de incentivar a amizade e a integração entre as pessoas

– Dia das Mães e Dia dos Pais: anualmente são realizadas homenagem às mães e aos pais da empresa e é entregue um mimo para cada um.

[fbcomments]