Ser Coach

0
1319
Eliana Dutra / Crédito: Divulgação
Eliana Dutra é Coach e Diretora da Pro-Fit

Hoje em dia muita gente quer ser coach e eles me perguntam: Qual o melhor caminho de me tornar um coach? Se você realmente está interessado em SER COACH é importante saber algumas coisas antes de começar:

1. SER COACH é um chamado. É para pessoas que querem ajudar as outras, mas não precisam se sentir melhores do que elas. Coaching é uma parceria entre dois iguais. Se você quer ser guru, então coaching não é para você.

2. Você tem que gostar! Você gosta de ouvir problemas dos outros? Pense bem, pois pode ter de fazer isto o dia todo, todos os dias da semana e sem poder aconselhar.

3. Alguns dos melhores coaches da primeira geração vieram da área de marketing e vendas.
Este é um fator que separa os bons coaches dos nem tanto. É um círculo virtuoso: quanto mais você vende, mais pratica, melhor fica seu coaching, mais vende, mais pratica etc. Se você não gosta de vender vai acabar trabalhando para as grandes consultorias, nada de errado, mas o seu fee cai para um terço.

4. Quanto melhor for a sua formação mais rápido você irá se desenvolver, mas existem cursos e cursos.
Descubra qual o melhor para você. Isto quer dizer que, se você é uma pessoa metódica, o melhor curso para você pode não ser o melhor para o seu amigo que é mais criativo do que metódico.

5. Investimento? SER COACH requer investimento financeiro e tempo.
Cada um é cada um, mas a maioria das pessoas nos primeiros meses precisa se dedicar a aprender, praticar, a vender e nem sempre vai receber por isto. Além disso, é necessário capital para investir e pagar o curso e na infraestrutura para lançar-se no negócio (folhetos, cartão de visita, website etc). Por outro lado, você se torna melhor porque recebe coaching de qualidade, supervisão e mentoria de gente, realmente, experiente.

6. Numa formação consistente seus professores são modelos de comportamento e atitude Coach.
Pergunte aos ex-alunos, por exemplo, que tal o coach que foi o professor e se ele é o exemplo de como você quer ser.

Enfim, para realizar um trabalho de coaching é necessário muito mais que um simples curso. Tal atividade envolve paixão pelo que se faz, dedicação, investimento em conhecimento e gostar de trabalhar com pessoas. Afinal, o ser humano deve estar sempre no centro de tudo.

[fbcomments]