Gestão

Tecnologia traz mudanças significativas à rotina do RH

Da Redação
2 de Maio de 2018

A 4a. Revolução industrial ou Revolução 4.0, protagonizada pela evolução acelerada da tecnologia, está mudando os hábitos, comportamentos e perfis de trabalhadores e empresas em todo o mundo. O profissional e organização que não acompanhar e se adaptar às mudanças, ficarão para trás dos demais candidatos e concorrentes que fizer o contrário.

Inteligência Artificial (AI), a Robótica, Internet das Coisas (IoT), Produção Digital 3D, Realidade Virtual e Realidade Aumentada são alguns exemplos de criações nesta nova era tecnológica, que já são realidade na vida de muitas pessoas e organizações.

O impacto da tecnologia em Recursos Humanos

No caso da área de Recursos Humanos de qualquer empresa, será necessário trazer para o departamento soluções que auxiliem na gestão, trazendo otimização em ganho de tempo e custos financeiros à empresa e sustentabilidade. Para citar apenas um exemplo de diversos outros, é a criação de um meio digital para a captura de ponto dos funcionários – caso do Let’s Work, aplicativo web de controle de ponto eletrônico via reconhecimento facial  (biometria facial) voltado especialmente para trabalhadores do lar, como empregadas(os) domésticas(os), babás e quem trabalha como home office.

O home office, por exemplo, é uma das mudanças nos modelos de trabalho que esta nova revolução trouxe. Permite que o trabalhador exerça suas atividades de casa, tendo a internet como suporte deste trabalho, que lhe permite o contato constante com sua equipe por meio de aplicativos de videoconferências e audioconferências. Para este perfil, o aplicativo web da WV_Todoz, o Le’s Work, permitirá ao departamento de RH um controle de ponto do funcionário com facilidade, flexibilidade e tudo a distância, de onde quer que o departamento de recursos humanos esteja, tudo conectado à internet. O fim do atual sistema de ponto com recibos em papel – que não está longe de acontecer -, certamente vai trazer benefícios significativos ao meio ambiente também, como o fim desses recibos em papel.

As mudanças estão acontecendo constantemente. O assunto precisa o quanto antes ser colocado em pauta para que quando realmente um novo modelo substituir um tradicional, os departamentos e empresas não tenham problemas. Há um alerta e uma urgência quanto às transformações motivadas pela 4a. Revolução Industrial. No RH, por exemplo, quem começar a trazer estas ferramentas, treinar funcionários e redefinir os modelos de trabalho da empresa, estará um passo à frente.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail