Gestão

Transferências intra-corporativas

Divulgação
6 de junho de 2014

Uma diretriz, há muito esperada sobre transferências intra-corporativas foi adotada em maio pelo Conselho da União Europeia (UE), depois de uma votação favorável pelo Parlamento Europeu, em abril. A diretriz tornará mais fácil, para empresas internacionais, transferir temporariamente gerentes, especialistas e treinandos para filiais na UE, além de lhes garantir permissão de trabalho em outros estados membros, durante a transferência.

A presidente da Permits Foundation, Gill Gordon, que também é diretora de RH da Schlumberger, parabenizou a UE por chegar a um acordo. “As mudanças irão posicionar a Europa como a região número um, globalmente, para atrair talentos altamente qualificados e facilitar seus deslocamentos profissionais”, ela disse.

Um recurso fundamental é o de que membros da família poderão acompanhar o empregado da empresa desde o início da transferência. Eles também poderão conseguir um emprego ou trabalhar como autônomo durante o período de transferência. A Permits Foundation fez campanha pela aprovação dessa cláusula amigável à família e foi bem-sucedida em seus esforços de obter o apoio do Conselho, do Parlamento e da Comissão.

#L# “Permitir aos membros da família trabalhar torna mais fácil para empregados altamente qualificados aceitar a transferência, se seus parceiros não tiverem de desistir de suas próprias aspirações profissionais”, disse a diretora-executiva da Permits Foundation, Kathleen van der Wilk. “Isso é bom para a família, bom para a empresa e bom para a economia europeia”, declarou.

A diretriz também almeja dispor de procedimentos rápidos de requerimento, com informações facilmente disponíveis sobre a nova permissão de ICT. As mudanças não podem vir com rapidez suficiente para os empregadores que, atualmente, enfrentam 28 conjuntos diferentes de regulamentações de permissão de trabalho e podem ter de esperar até 30 meses para que a Diretriz seja implementada.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail