Tudo por ELAS

    0
    552

    A Dell possui uma série de iniciativas exclusivas para o desenvolvimento profissional e pessoal de mulheres. Entre as ações estão o desenvolvimento de carreira, conhecimento do negócio e, o queridinho, suporte Í  mulher – que engloba desde como fazer investimentos até dicas de maquiagem. A empresa também desenvolve um programa global que visa promover o empreendedorismo feminino. E em busca de um número cada vez maior de mulheres dedicadas Í  área de TI, a companhia recentemente criou um programa de palestras em escolas do ensino médio para despertar o interesse do público feminino pela área.

    Pelo mundo
    Um dos programas desenvolvidos pela Dell desde 2010 é o Dell Women´s Entrepreneur Network (DWEN) que tem por objetivo promover o empreendedorismo feminino, principalmente em mercados emergentes. “O Brasil é um dos focos da ação, uma vez que estima-se que mais de 50% dos empreendedores locais são mulheres”, explica Deise Dalla Nora, diretora de vendas para varejo da Dell Brasil. Segundo Deise, o programa está totalmente alinhado com a proposta da Dell de contribuir para o crescimento de profissionais e empresas, por meio do acesso Í  tecnologia e informações relevantes, assim como promovendo uma rede de contatos internacionais entre as participantes. O DWEN contempla uma agenda de encontros locais presenciais em diversos países. “No final de 2012, por exemplo, as participantes brasileiras estiveram evento em São Paulo com uma empresária americana, onde puderam trocar experiências, fortalecer o networking e avaliar novas oportunidades de negócios em conjunto com outras empreendedoras” completa Deise. As participantes do projeto possuem um grupo no LinkedIn, chamado de Women Powering Business Network no qual líderes e empreendedoras de todo o mundo compartilham informações, networking e experiências.

    Para promover o encontro entre as participantes do DWEN, anualmente é realizado um evento em diferentes partes do mundo. “O primeiro encontro global foi realizado em 2010 na China. Em 2011, o Rio de Janeiro, Brasil, foi sede da segunda edição do evento, enquanto em 2012 o encontro aconteceu em Nova Déli, ͍ndia”, conta Deise. Em 2013 o evento ocorrerá em Istambul, Turquia, e deve reunir palestrantes de diversos países, com representantes do Brasil, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, ͍ndia, Japão, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos. Entre os temas a serem tratados estão: “O papel do microcrédito em países emergentes”, “Capitais de risco: Inovação empreendedora encontrada em locais inesperados”, “Empreendedorismo social”.

    Estruturas fortes
    Outro programa voltado para o desenvolvimento da carreira de mulheres é o Women in Search of Excellence – Mulheres em Busca da Excelência (WISE) que busca promover discussões e atividades voltadas a atrair, reter e, principalmente, desenvolver as mulheres dentro da empresa e é composto exclusivamente por funcionários da Dell. “A cada ano um novo grupo de profissionais assume a gestão do WISE, e são abertas inscrições para funcionárias que tenham interesse em participar do programa”, conta Ana Evangelista, Gerente de Comunicação Corporativa da Dell Brasil e líder do WISE. Uma das conquistas mais recentes do WISE foi a introdução da licença maternidade de seis meses na Dell Brasil, que está sendo implementada para as profissionais que atuam na sede da empresa, em Eldorado do Sul e em Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul. Ano passado a Dell foi considerada a melhor empresa para trabalhar na Região Sul na pesquisa realizada pelo Great Place to Work.  “Entendemos que a cultura da empresa, com ações como a criação do grupo WISE e outras, é uma das grandes responsáveis por essa conquista”, comemora Ana.


    Os quatro pilares do WISE
    Desenvolvimento de carreira: são realizadas diversas ações com objetivo de desenvolver a carreira das funcionárias participantes do grupo. Atividades de mentoria com executivos da empresa, cursos de comunicação e oratória, desenvolvimento de planos de carreira. Além de palestras e mesas redondas com executivas da companhia e de fora da Dell, sobre sua história profissional e dicas de como se desenvolver no mundo dos negócios.

    Conhecimento do negócio: são promovidas palestras com gerentes de diferentes áreas, para que as integrantes do grupo tenham conhecimento mais profundo do funcionamento de outras áreas, produtos e serviços da Dell, facilitando assim a visualização de oportunidades de carreira dentro da empresa. 

    Suporte a mulher: com atividades relacionadas a assuntos de interesse geral, como investimentos, maternidade e carreira, saúde entre outros temas.
    Atração de talentos: as integrantes do WISE organizam palestras em escolas de ensino médio, apresentando para os alunos as possibilidades trabalho na indústria de tecnologia e em especial na Dell. Essa atividade busca incentivar os futuros profissionais a buscarem carreiras na área de tecnologia, e a cogitarem, desde cedo a trabalhar na Dell. Tem como objetivo também ajudar na atração de mulheres para a área de TI, mostrando as oportunidades de desenvolvimento.


    > Durante o mês de Março publicaremos a entrevista feita com Luciana Campello, gerente de RH da Dell.

    SHARE
    Previous articleA profecia
    Next articlePelo uso consciente
    [fbcomments]