União de esforços

0
437

Um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que a economia fluminense terá um grande impulso graças às oportunidades geradas pelos Jogos Olímpicos, Copa e pelo setor de petróleo e gás. O volume de investimentos previsto para os próximos três anos, como mostra a matéria de capa desta edição de MELHOR – Gestão de Pessoas, dá ao Rio de Janeiro
o título de maior concentrador de investimentos do mundo: mais de 4 milhões de reais por metro quadrado. Esse cenário vem gerando uma verdadeira revolução no que se refere à mão de obra, o que faz com que muitas empresas busquem alternativas para vencer a escassez de trabalhadores no mercado. E esse desafio não está restrito ao estado fluminense.

No entanto, sabemos que, num contexto de crescente competitividade, somente com equipes bem preparadas e comprometidas será possível viabilizar melhorias de produtividade, qualidade e de crescimento sustentável. Mas como atingir esse objetivo se não há profissionais necessários para ocupar posições em aberto em muitas empresas?

Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai realizar o workshop Desafio da qualificação. Curitiba será a primeira cidade a recebê-lo, no dia 22 de novembro, no auditório Caio Amaral – Cierep. Depois, será a vez do Rio de Janeiro, no dia 6 de dezembro, no auditório da Firjan. Nosso objetivo é reunir profissionais da área de recursos humanos, além de outros, interessados em buscar alternativas à falta de profissionais qualificados. E não apenas esse, mas também assuntos como: a criação de ambientes inovadores de aprendizado; a ampliação da atratividade e retenção de talentos; o fortalecimento do engajamento e da mobilização das equipes para melhores resultados.

A nossa parceria foi firmada no fim do ano passado, por meio da assinatura de um protocolo de intenções com a finalidade de contribuir para o processo de informação, conscientização e mobilização das empresas em defesa da formação profissional e da conscientização dos associados da ABRH para temas relacionados à educação, saúde e qualidade de vida do trabalhador. Trata-se de um passo importante, que deverá servir de exemplo para outras instituições.

 

 

 

Leyla Nascimento
Presidente da ABRH – Nacional

Reprodução

 

[fbcomments]