Visão ampla

Jacqueline Sobral
19 de setembro de 2011

Avisão de que os funcionários são tão importantes para uma empresa como os seus clientes externos é levada a sério pelo Laboratório Sabin, que não apenas cuida com carinho da saúde de seus colaboradores, como também participa da capacitação deles e promove ações de integração com as famílias. “É um princípio de gestão: acreditamos que um grande diferencial das organizações, até mesmo para reter seus profissionais, é a disposição e flexibilidade para compreender as pessoas como indivíduos, com sonhos e aspirações próprias, que lhes dão motivação e energia para o dia a dia”, destaca a superintendente da empresa, Marly Vidal.

Em 2010, o maior laboratório de análises clínicas do Centro-Oeste, com 62 unidades e 1.016 colaboradores, investiu cerca de 2 milhões de reais em práticas voltadas para o cuidado e a qualidade de vida de seus funcionários. Entre os benefícios que mais se destacam, segundo Marly, está o programa Eu cuido dos meus pais, disponível para 100% do quadro. No mês de aniversário do funcionário, ele leva os seus pais até o laboratório para um check-up de exames gratuitos – no ano passado, 425 profissionais utilizaram o serviço. “Com essa ação, a empresa busca dar mais segurança aos colaboradores, que podem acompanhar e prevenir possíveis problemas de saúde dos pais, além de possibilitar uma integração maior da família com a empresa.” Para que o colaborador também não descuide da sua própria saúde, o Sabin montou uma academia para a prática de esportes, com especialistas que orientam e os acompanham nas atividades físicas. Há também a opção de participar de maratonas e outros eventos esportivos patrocinados pela organização, sempre sob a supervisão de um coordenador de esporte, que também ministra palestras no auditório da empresa sobre os benefícios de uma vida saudável e os perigos do sedentarismo.

Outro benefício muito procurado é o Bolsa Educação, que possibilita o desenvolvimento e a capacitação dos funcionários. A partir de um ano de casa, os profissionais que ainda não concluíram o ensino fundamental têm 80% do curso financiado pelo laboratório. Aqueles que já estão há pelo menos dois anos na organização recebem bolsa de 50% para cursos de pós-graduação (incluindo mestrado e doutorado) e de 25% para qualquer outro curso mediante comprovação do reconhecimento desse curso pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa financia, ainda, 80% do valor mensal de cursos de graduação para os funcionários que ocupam cargos de liderança há pelo menos dois anos, além de conceder bolsas de 50% para a realização de qualquer curso reconhecido pelo MEC para aqueles que já completaram quatro anos de casa. Em 2010, o investimento com esse programa foi da ordem de 400 mil reais. “Esses três benefícios são os mais procurados, pois atendem a todos os gostos e idades, além de proporcionar mais que uma satisfação apenas profissional, já que envolvem aspectos pessoais”.

Para cuidar de seus talentos, a empresa também promove uma série de outras ações que incluem a oferta de um desjejum todas as manhãs, com base em uma alimentação balanceada, desconto de 50% para consulta com nutricionista, acompanhamento psicológico, auxílio-casamento e dia da noiva, palestras para gestantes, financiamento para a compra de computadores, veículos e casa própria. Para ter certeza de que as ações estão atendendo às expectativas de todos, o Laboratório realiza pesquisas periódicas para mensurar a opinião e a satisfação em relação às práticas. “Com esses dados, aperfeiçoamos as ações, buscando atender ao máximo às necessidades e interesses dos colaboradores, sem deixar de lado as perspectivas e estratégias da empresa”, explica Marly.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail