Visão de Futuro

0
1588

Na teoria, todas as empresas transmitem aos seus colaboradores sua missão, visão e valores. Mas a Embraer resolveu levar isso realmente a sério. Na companhia, os valores estão intimamente ligados ao desenvolvimento do negócio. São um dos quatro pilares internos da sustentabilidade – juntamente com eficiência empresarial, liderança e pessoas – e baseiam o posicionamento global da marca da empresa. “A política de RH da empresa tem como uma de suas diretrizes transmitir e garantir a adesão de suas pessoas à visão e aos valores da empresa. Como política, deve estar presente em todas as ações empresariais por todos aqueles que têm a responsabilidade de efetuar a gestão de pessoas nos mais diversos países em que a Embraer atua”, afirma Daniela Sena, diretora de RH.

Os líderes têm papel importante para disseminar os valores. Eles recebem uma apresentação rica em informações, referências e conteúdos de apoio de todo tipo (vídeos, textos, jogos) para conversarem com a equipe a respeito. Segundo Daniela, uma ação que simboliza isso é o Dia Azul, no qual os colaboradores de todos os escritórios da Embraer se vestem de azul para celebrar e fortalecer os valores corporativos. Em pesquisas quantitativas, essa ação foi avaliada como ótima ou boa por 91% dos funcionários e 97% dos gestores.

“O código de valores da Embraer foi construído ouvindo sugestões, expectativas e questões da maioria dos empregados em todo o mundo. Eles foram convidados a participar dessa construção por meio do Espaço Cultura, presente em todos os países em que a empresa possui unidade. Ou seja, nasceu a partir da vivência deles na empresa, respeitando as especificidades locais, o que facilita seu entendimento e adesão”, conta

A diretora de RH acredita que possuir valores claros e bem disseminados ajuda a companhia a encontrar profissionais mais alinhados à cultura.

Para Matheus Cuin, engenheiro de sistemas de propulsão, a grande importância do conjunto de valores, missão e visão é definir um objetivo comum a todas as áreas. “ Eles suportam toda e qualquer atividade da empresa, ou seja, as pessoas sabem por que estão fazendo tal tarefa, sabem que aquilo que estão fazendo contribui com os objetivos da empresa. E essa consciência motiva os funcionários em suas tarefas diárias”, diz.

“Os valores da Embraer retratam como as coisas acontecem dentro da empresa. Além de guiar nossas tarefas, eles inspiram a colaboração e inovação entre as diversas áreas da empresa para um objetivo comum”, complementa.

Missão dada, missão cumprida
* Envolvimento dos colaboradores na elaboração dos valores da companhia
* Valores como um dos pilares do desenvolvimento da sustentabilidade da empresa
* Diretoria de Gestão da Marca e Comunicação Interna atua com o objetivo de difundir cultura e valores comuns em toda a organização
* Líderes são preparados para atuarem como disse minadores dos valores
* Dia Azul une os funcionários da Embraer em todo o mundo, vestidos de azul para celebrar e fortalecer os valores corporativos
[fbcomments]