Visão otimista

0
430

Uma pesquisa da Manpower revela um bom momento no que se refere a recrutamento e seleção para o início deste ano: cerca de 40% dos empregadores brasileiros têm intenção de contratar novos funcionários nos três primeiros meses de 2012 e apenas 7% não. Segundo o levantamento, as perspectivas de contratação são mais fortes nos setores de serviços de transportes e serviços públicos, com expectativas líquidas de emprego de 45% e 43%, respectivamente.

“A demanda continua forte para atender aos planos de infraestrutura, mas as melhores oportunidades no Brasil, atualmente, estão no setor de serviços, particularmente em áreas como turismo e logística. O setor de serviços liderou a criação de empregos formais em 2010 e manteve perspectivas de contratação altas e estáveis em 2011”, afirma o CEO da Manpower Brasil, Ricardo Barberis. Ela ressalta que a retenção de talentos vai continuar a ser um desafio em 2012 – especialmente no nível gerencial. “Muitos empregadores têm nos relatado a dificuldade em encontrar gestores com verdadeiras qualidades de liderança”, completa.


Rio de Janeiro em foco
De acordo com informações de Barberis, ainda que o governo federal reduza a expectativa de criação de empregos e seja menor a estimatava do PIB, há um enorme potencial no mercado de trabalho brasileiro. “As intenções de contratações no Brasil são as mais otimistas das Américas e empregadores estão confiantes na capacidade de contratar no primeiro trimestre de 2012, especialmente empregadores do Rio de Janeiro, pois eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 têm acrescentado ainda mais combustível a um mercado de trabalho já aquecido”, afirma. O principal desafio que as empresas enfrentam é a incerteza do acesso ao talento certo para aproveitar estas oportunidades e desenvolver suas necessidades de negócio.

 

[fbcomments]