Wappa investe em programa de qualidade de vida e bem-estar

0
24254

O estresse afeta a maior parte da população e é um dos principais problemas das empresas no Brasil. De acordo com a Previdência Social, esse é o terceiro motivo que mais provoca afastamento do trabalho por mais de 15 dias atualmente. O chamado estresse ocupacional causa dores musculares, enxaqueca, irritação, problemas digestivos, mudanças de humor e falta de concentração. Os sintomas são uma resposta do corpo e da mente a situações como a sobrecarga de trabalho e a pressão excessiva para o cumprimento de metas.

Para combater esse mal, algumas empresas investem em programas que resgatam a auto-estima, diminuem as doenças e melhoram o desempenho dos trabalhadores. É o caso, por exemplo, da Wappa, empresa de chamada e gestão de táxi corporativo.

Anderson Ocanha, diretor de RH da Wappa, explica que a empresa trabalha com uma espécie de termômetro de como está a operação. Se ele sente que o dia está um pouco mais tenso na operação, o RH entra com uma ação do Wappa Life que inclui servir um doce ou um lanche para relaxar o pessoal. “Assim que iniciamos o RH na Wappa, havia a necessidade de profissionalização em algumas áreas e, com isso, criar programas que recompensassem as entregas em um momento de muitas mudanças culturais na organização. Portanto, se tudo está em ordem, preparamos um happy hour especial no final do mês, dentro da própria empresa, com karaokê, vídeo game, comes e bebes”, declarou.

Mas, destaca o diretor, concomitantemente a essa ação, a Wappa também contratou uma nutricionista para fazer o acompanhamento nutricional de cada funcionário, e foram feitas alterações no cardápio. O primeiro passo foi tirar o açúcar. “Cortamos o leite condensado. Servíamos dois ou três tipos de doces por dia, como pavês e pudins”, relatou.

Outra medida adotada foi incentivar a prática de atividades físicas. “Investimos na prática de exercícios físicos através do Programa Gympass, palestras sobre saúde e incentivo à Maratonas, onde oferecemos um valor de reembolso pela participação em eventos esportivos, como a São Silvestre”, disse Ocanha.

Para a companhia, o principal é não manter uma rotina fechada de programas de benefícios ligados à qualidade de vida e bem-estar. A Wappa criou esse leque de exercícios com o intuito de propor aos funcionários recursos para produzirem mais e melhor. “Em dias que sentimos que o pessoal precisa de um açúcar para acalmar os ânimos, servimos chocolate; em dias quentes, quando o ar-condicionado não dá conta do calor, servimos sorvete”, finalizou Ocanha.

[fbcomments]